Logon
Blog

Cardiotocografia fetal: entenda o que é o exame e como interpretar os resultados

Saiba mais sobre o procedimento que pode prevenir o sofrimento fetal

​Durante o pré-natal, toda gestante passa por diversos exames e consultas médicas que têm o objetivo de avaliar e acompanhar tanto a sua saúde, quanto o desenvolvimento do bebê. Enquanto o ultrassom morfológico fornece imagens capazes de detectar malformações ainda no útero, a cardiotocografia fetal monitora o coração do bebê a partir das 28 semanas – apesar de ser mais solicitada após a 36ª – e até mesmo na hora do parto. O Dr. Marcelo Burlá, coordenador da Medicina Fetal e consultor científico da Maternidade do CHN, fala mais sobre o assunto. 

Para que serve o exame cardiotocografia?

A cardiotocografia tem o objetivo de monitorar os batimentos cardíacos do bebê, seus movimentos e sua oxigenação. Essas informações são importantes para prevenir e diagnosticar sofrimento fetal, quadro em que o bebê não recebe oxigênio suficiente no fim da gestação ou durante o parto.

“No momento do parto, o exame é importante por monitorar as contrações uterinas", completa o médico. 

Como é feito o exame cardiotocografia anteparto?

Para verificar o bem-estar do bebê por meio da cardiotocografia fetal, o obstetra ajusta uma cinta de sonar (que avalia os batimentos) e um medidor de tono uterino (que mede as contrações) na barriga da gestante. Esse procedimento simples, indolor e não invasivo é capaz de captar toda a atividade intrauterina, incluindo movimentação do bebê e possíveis contrações. 

Quais os valores normais?

Segundo o Dr. Marcelo, a frequência cardíaca deve permanecer entre 110 e 60 batimentos, apresentar variabilidade adequada e não ter diminuições dos batimentos (dips). 

Quem realiza cardiotocografia?

O exame de cardiotocografia anteparto é feito, de modo geral, a partir da 36ª semana como método de rastreio para má oxigenação aguda do feto. No entanto, a gestante pode receber indicação para fazê-lo antes desse período caso apresente alterações que possam oferecer algum risco, como:

  • Diabetes gestacional;
  • Hipertensão arterial;
  • Pré-eclâmpsia;
  • Anemia;
  • Alterações cardíacas, renais ou pulmonares;
  • Infecções;
  • Gravidez tardia ou precoce.

O Dr. Marcelo Burlá lembra que a interpretação do exame deve sempre ser feita por um especialista.

CHN mulher: comodidade e facilidade em um só lugar

O CHN mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes de baixo e alto risco em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura. Localizado em frente ao prédio da Unidade III do CHN, nossa maternidade, ele reúne em um só lugar os cuidados necessários durante o pré-natal, com consultas, exames e acompanhamentos conduzidos por uma equipe multidisciplinar.

Dispomos de quatro consultórios para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para a realização de exames de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de laboratório. Para mais informações e agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 2).​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .