Logon
Blog

Ultrassom morfológico: o que é, como é feito, qual a função e quando fazer?

Além de promover o “primeiro encontro” da família com o bebê, as imagens da USG morfológica também ajudam a diagnosticar más-formações

​Ao longo da gestação, o cuidado com a saúde da grávida e do neném é essencial para que riscos sejam minimizados. O acompanhamento pré-natal ajuda na prevenção e no controle de alterações como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia e exames como o ultrassom morfológico avaliam o desenvolvimento do bebê, marcando também um momento que costuma ser de grande emoção para os futuros pais. O Dr. Marcelo Burlá, coordenador da Medicina Fetal e consultor científico da Maternidade do CHN, explica o que é esse exame, como ele é feito e qual sua função. 

O que é ultrassom morfológico?

O ultrassom morfológico é um exame de imagem que permite melhor visualização das características físicas da criança e auxilia o obstetra a avaliar diversos aspectos relacionados com o desenvolvimento do bebê. 

Qual a função do ultrassom morfológico?

Muitos pais relatam que ver o rosto do filho pela primeira vez é algo indescritível. Isso é possível porque a ecografia morfológica entrega uma visualização minuciosa do corpinho do bebê, de modo que o obstetra consiga avaliar os seguintes aspectos:

  • idade gestacional;
  • tamanho e sexo da criança;
  • frequência dos batimentos cardíacos;
  • possíveis alterações genéticas e más-formações. 

Como o ultrassom morfológico é feito?

No momento do exame, a gestante se deita de barriga para cima e o médico aplica um gel na região que facilita o deslizamento do instrumento usado para a captura das imagens, o transdutor. Indolor, o ultrassom morfológico dura cerca de 30 minutos. 

Quando fazer o ultrassom morfológico?

De acordo com o Dr. Marcelo, a indicação é para que esse tipo de ultrassom seja feito, ao menos, uma vez a cada trimestre da gestação.

“Essa é a periodicidade mínima para a realização da USG morfológica, mas dada a importância desse exame para o monitoramento da gestação, o médico pode solicitá-lo com mais frequência", explica o especialista.

O procedimento é realizado pela primeira vez entre a 11ª e a 14ª semana. Nesse momento, a transluscência nucal (TN) mede o tamanho da nuca do feto, a fim de averiguar casos suspeitos de síndrome de Down. Quanto à saúde da grávida, o ultrassom morfológico também é capaz de rastrear o desenvolvimento da pré-eclâmpsia (pressão alta). 

Ultrassom morfológico no segundo trimestre

No segundo trimestre, a ecografia morfológica fornece imagens ainda mais detalhadas da evolução e dos aspectos da formação estrutural do bebê. É possível observar o sistema nervoso central, a face, o coração e os rins, por exemplo.

“A avaliação do bebê durante o pré-natal precisa ser contínua, pois os ultrassons morfológicos trimestrais se complementam e fornecem mais informações ao médico, que busca proporcionar uma gestação tranquila para toda a família", complementa o especialista. 

Que doenças são identificadas no ultrassom morfológico?

A primeira USG morfológica é capaz de rastrear alterações genéticas, como a hidrocefalia, enquanto o ultrassom morfológico com 20 semanas sinaliza más-formações físicas e neurológicas. 

CHN mulher: comodidade e facilidade em um só lugar

O CHN mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura e é o único serviço com foco nessa especialidade na região Norte-Leste Fluminense . Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN, nossa maternidade, ele reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento, com muita comodidade e facilidade, e é conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.

Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para a realização de exames de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de laboratório.

Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até o nascimento do bebê, dispomos de uma ampla gama de serviços, como acompanhamento de grávidas de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal e atendimento dedicado à amamentação. Para mais informações e agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 2).

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .