O coração é uma estrutura de extrema importância para o pleno funcionamento do corpo. Esse órgão é constituído por átrios, ventrículos, veias, artérias, válvulas, aorta, pericárdio e pelo miocárdio, o músculo cardíaco. Infelizmente, são várias as condições que podem acometer o coração, e a miocardite é uma delas.
A Dra. Kátia Luz, cardiologista do CHN, a seguir, explica o que é miocardite e quais os tratamentos feitos pelo profissional de cardiologia no caso de diagnóstico dessa condição.
O que é miocardite?
A miocardite um tipo de inflamação no coração que ocorre no miocárdio (parede do coração) e causa a destruição desse tecido muscular. Pode ter origem em infecções por vírus e bactérias. O consumo excessivo de álcool, o uso de entorpecentes e doenças autoimunes também podem desencadear essa alteração.
“A causa mais comum da miocardite são os vírus respiratórios e os enterovírus replicados principalmente de forma fecal-oral", relata a médica.
Ainda segundo a Dra. Kátia, a miocardite é uma das consequências da Covid-19: “A Covid-19 é uma virose que causa inflamação multissistêmica, e a miocardite pode ocorrer na fase aguda da doença, quando, em geral, é mais grave e ameaçadora à vida, ou na fase mais tardia, a partir do 14º dia. Nesse caso, os sintomas podem ser mais brandos e inespecíficos, como um cansaço desproporcional ao esforço."
Sintomas de inflamação no coração
Não é incomum que o problema comece em outras áreas. Frequentemente, pacientes com o “coração inflamado" podem apresentar infecção viral digestiva ou das vias aéreas que, posteriormente, evoluem para o quadro de miocardite. Sendo assim, as manifestações da doença podem se alterar de um indivíduo para o outro, sendo estes os sintomas mais comuns:
- dor no peito;
- falta de ar;
- febre;
- prostração;
- dor no corpo;
- sintomas relacionado com insuficiência cardíaca, como cansaço, tontura, palpitação e inchaço dos membros inferiores.
Normalmente, os sintomas de miocardite se manifestam de forma aguda e logo no início da infecção.
Como é feito o diagnóstico de miocardite?
Sempre que houver qualquer anormalidade, é recomendado consultar um médico e, no caso de sintomas de miocardite, o especialista a ser procurado é o cardiologista.
O profissional pode solicitar a realização de eletrocardiograma, ecocardiograma e biomarcadores de injúria miocárdica – que são exames laboratoriais – para verificar possíveis alterações no funcionamento do coração.
Qual a diferença entre miocardite e pericardite?
Tanto a miocardite quanto a pericardite são inflamações, o que as diferencia é o local onde cada uma ocorre. Enquanto a primeira é a inflamação do músculo cardíaco, a pericardite é a inflamação do revestimento externo do coração.
Tratamentos para a miocardite
A miocardite pode sarar naturalmente com o fim do período de infecção. Para isso, são necessários repouso e observação profissional, pois o quadro de inflamação no coração pode se agravar e até mesmo evoluir para óbito. Quadros mais complexos exigem internação e medicamentos que auxiliem no funcionamento do miocárdio.