Logon
Blog

Tratamentos indicados para a insuficiência cardíaca

Abordagens dependerão da complexidade da doença

​​​​​A insuficiência cardíaca (IC), também conhecida como insuficiência cardíaca congestiva, é uma doença crônica em que o coração não é mais capaz de bombear sangue suficiente para o corpo de forma efetiva, o que prejudica as necessidades básicas do organismo e seu funcionamento. Caso não seja tratada de forma adequada a tempo, ela pode se desenvolver de maneira silenciosa e induzir a falência do coração.

Tratamentos para a insuficiência cardíaca

Segundo a dra. Ana Luiza Sales, coordenadora do Programa de Transplante Cardíaco do CHN, a indicação do tratamento que melhor atende a condição do paciente deve ser definida pelo cardiologista que o acompanha. Neste momento, diversos fatores, como idade, estado geral de saúde, estágio da IC e doenças associadas devem ser levados em consideração na etapa de reabilitação.

​“Em casos mais leves, em que a insuficiência cardíaca é descoberta ainda em fase inicial, o cardiologista pode optar pelo tratamento medicamentoso, que diminui os sintomas e melhora a qualidade de vida do paciente, ou procedimentos cirúrgicos como ponte de safena. Já em casos em que a doença está em estado avançado, o transplante cardíaco tende a ser indicado como a melhor forma de tratamento"

O transplante cardíaco como tratamento para insuficiência

O transplante de coração é uma cirurgia de alta complexidade que só é considerada quando outras opções de tratamento não obtiveram o resultado esperado pelo cardiologista. Segundo a dra. Ana Luiza, o paciente deve ficar em internação na unidade de terapia intensiva (UTI) para acompanhamento com a equipe especializada.

Porém, existem alguns pré-requisitos para que o transplante cardíaco seja considerado, como idade máxima de 70 anos, condição de saúde favorável para a realização da cirurgia e o paciente ser compatível com o órgão que foi doado – segundo as diretrizes brasileiras para a realização de transplante.

“Quando o transplante cardíaco é bem-sucedido, ele pode aumentar a sobrevida do paciente e devolver sua qualidade de vida. Mas, é muito importante que essa cirurgia seja acompanhada por uma mudança no estilo de vida do paciente, que precisará adotar hábitos saudáveis para preservar o novo órgão"

O paciente transplantado deverá fazer consultas regulares com seu cardiologista, manter uma boa alimentação e exercícios físicos em dia e tomar os medicamentos imunossupressores indicados pelo especialista.

​Programa de Insuficiência Cardíaca do CHN

Para oferecer ao paciente com insuficiência cardíaca uma linha de cuidado completa, o CHN criou o Programa de Insuficiência Cardíaca. Com acompanhamento de equipe multidisciplinar, o paciente é supervisionado desde a chegada na emergência cardiovascular ou ambulatório de cardiologia, passando pela avaliação, exames complementares e definição de tratamento até a alta hospitalar. Para saber mais informações sobre o Programa de Insuficiência Cardíaca do CHN, entre em contato pelo número (21) 2729-1000. 

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .