Imersas na rotina profissional, doméstica e pessoal, muitas mulheres acabam deixando de lado os cuidados com a saúde feminina. A campanha Setembro em Flor tem o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de manter em dia as consultas médicas e os exames periódicos para detectar precocemente e até prevenir os cânceres ginecológicos.
O que é saúde da mulher?
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2019, 51,8% da população brasileira é composta por mulheres. Apesar de serem maioria, as políticas de saúde da mulher são bastante recentes – 1984 –, e, até a década de 1950, a atenção era voltada especificamente para questões relacionadas com a gestação e o parto. Dos anos 1970 para cá, o entendimento sobre saúde da mulher começou a ser ampliado e tornou-se o que conhecemos hoje: implementação de políticas de saúde sexual, além de conscientização, prevenção e tratamento das diversas doenças que atingem esse público.
Quais são os principais exames para a saúde da mulher?
Segundo a Dra. Daniela Selano, coordenadora da Obstetrícia do CHN, os principais exames para a manutenção da saúde da mulher são:
- Ultrassom transvaginal – avalia o aparelho reprodutor feminino por completo (útero, trompas e ovários), detecta miomas, cistos, tumores, indícios de endometriose e verifica a posição do dispositivo intrauterino (DIU);
- Mamografia – rastreia o câncer de mama;
- Papanicolau – o exame preventivo é capaz de identificar verrugas, infecções, herpes genital e o câncer do colo do útero em estágios iniciais;
- Hemograma – o exame de sangue é o principal do check-up, pois verifica os níveis de substâncias importantes como glicemia, colesterol, triglicérides, creatina e ácido úrico;
- Eletrocardiograma – avalia a saúde do coração e, a partir dos 50 anos, é recomendado realizá-lo anualmente;
- Exame de fezes e urina – previne doenças nos rins e identifica a presença de bactérias e micro-organismos que, porventura, estejam no organismo da paciente.
Qual é a importância de realizar exames ginecológicos preventivos?
A especialista explica que diversos quadros podem ser tratados, desde que descobertos a tempo, já que o diagnóstico precoce proporciona maior chance de cura.
Como prevenir os cânceres ginecológicos?
Os cânceres ginecológicos podem ser evitados pela adoção de alguns cuidados:
- Usar preservativo durante as relações sexuais para evitar infecções sexualmente transmissíveis (IST);
- Não se expor ao papilomavírus humano (HPV), o que inclui vacinar-se contra a doença;
- Praticar atividades físicas;
- Controlar a obesidade;
- Evitar o excesso de álcool;
- Combater o tabagismo;
- Priorizar uma dieta nutritiva e equilibrada;
- Dormir bem;
- Manter as consultas médicas em dia.
Como prevenir o câncer de mama?
Os principais fatores de risco para o câncer de mama são imutáveis, sendo:
- Histórico familiar, especialmente de casos antes de 50 anos; alterações genéticas, sobretudo nos genes BRCA 1 e BRCA2;
- Primeira menstruação antes dos 12 anos;
- Gravidez tardia, após 30 anos;
- Menopausa tardia, após 55 anos.
Também é possível relacioná-lo com aspectos como gravidez tardia, tratamento de reposição hormonal, ausência de filhos biológicos e menopausa após os 55 anos. Entre as causas externas estão:
-
Obesidade e sobrepeso;
-
Inatividade física;
-
Consumo de bebidas alcóolicas;
-
Tabagismo.
“Embora os fatores genéticos não sejam modificáveis, os motivos externos podem ser prevenidos por meio da prática de atividades físicas, da adoção de uma dieta equilibrada e do combate ao alcoolismo e ao tabagismo", completa a Dra. Daniela.
Saúde reprodutiva da mulher: quais são os cuidados necessários?
Com as mudanças sociais dos últimos anos, muitas mulheres têm optado pela maternidade por volta dos 35 anos, depois de já conquistar certa estabilidade profissional. A dica da médica é que “aquelas que desejam ser mães um pouco mais tarde, por volta dos 30 anos, devem consultar seu médico para verificar a reserva ovariana e avaliar a possibilidade de congelamento de óvulos, visto que, aos 35, a qualidade ovariana já começa a diminuir".
CHN Mulher: comodidade e facilidade no mesmo lugar
O CHN Mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura, sendo o único serviço com foco nessa especialidade nas regiões Norte e Leste Fluminense. Localizada no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN, nossa maternidade reúne, em um só lugar, o cuidado necessário em todas as etapas da gestação, com muita comodidade e facilidade, e é conduzida por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.
Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para a realização de exames de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de laboratório.
Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até a alta hospitalar, após o nascimento do bebê, também dispomos de uma ampla gama de serviços, como programa de fertilidade da mulher, acompanhamento de gestantes de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal, atendimento dedicado à amamentação e outros.
Em atenção ao cuidado total da paciente, o CHN Mulher dispõe de um banco de dados integrado à nossa Emergência Obstétrica, localizada na Unidade III, para que o histórico de consultas e exames da paciente que realizar o pré-natal conosco seja acessado automaticamente. O espaço ainda abriga um posto do Sérgio Franco para a coleta de material para exames laboratoriais.
Serviços dedicados à saúde da mulher
-
Consulta obstétrica e ginecológica;
-
Núcleo de endometriose;
-
Serviço de imagem;
-
Procedimentos clínicos e cirúrgicos;
-
Cardiotocografia;
-
Serviço interligado à medicina fetal (cirurgia intrauterina e cardíaca).
Para agendar uma consulta ou obter mais informações, consulte nossos canais de atendimento.