Logon
Blog

Sintomas de câncer no útero: quais são, como diagnosticar a doença e quando procurar um médico?

Essa patologia é decorrente da infecção pelo papilomavírus humano e pode ser prevenida com a vacina contra o HPV

​Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) relatam que, no Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina. Tal condição tem origem no contágio por papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível (IST). Levando em conta o lento desenvolvimento da doença, seus sintomas costumam se manifestar apenas em estágios mais avançados, quando as chances de cura já são menores. No Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Colo de Útero (26 de março), o Dr. Victor Machado, oncologista da Dasa, fala sobre os sintomas de câncer no útero e os tratamentos disponíveis. 

Sintomas de câncer no útero de acordo com os estágios da doença

Os sintomas de câncer de colo de útero podem ser confundidos com outras doenças, como a endometriose, por exemplo, e isso tende a retardar a identificação dos sinais e o próprio diagnóstico, o que contribui para o agravamento do caso. 

Sintomas estágio inicial

Como mencionamos acima, o câncer de colo de útero é assintomático nos estágios iniciais. Porém, alguns sinais que exigem mais atenção incluem sangramento vaginal e corrimento de cor escura com odor mais forte. 

Sintomas estágio avançado

Com o avanço da enfermidade, os sintomas se acentuam e pode ocorrer:

  • Hemorragia;
  • Obstrução das vias urinárias e intestinos;
  • Dor lombar;
  • Desconforto abdominal;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso sem motivo associado. 

Câncer no colo do útero tem cura?

Esse quadro em estágio inicial tem bom prognóstico quando diagnosticado de forma precoce. Quanto mais cedo a doença for rastreada, maior a chance de cura. Por isso, é muito importante realizar os exames preventivos para o câncer de colo de útero no tempo previsto.

“A vacina contra o HPV, que está disponível no calendário vacinal brasileiro para meninos e meninas, é uma ferramenta muito importante no controle da infecção pelo vírus e, portanto, reduz a chance de as mulheres desenvolverem o câncer", explica o médico. 

Como diagnosticar o câncer no útero?

O ginecologista é o especialista responsável pelo estudo e cuidado do aparelho reprodutor feminino. Sendo assim, caso perceba alguma alteração ginecológica, consulte o seu profissional de confiança e relate os sintomas.

Segundo o dr. Victor, a maioria dos casos de câncer no útero – quando detectado inicialmente – é identificada através do exame de Papanicolau, que deve ser feito anualmente, a partir dos 25 anos. Além do diagnóstico de lesões cancerígenas por meio do exame preventivo, também estão disponíveis a colposcopia (que visualiza o colo do útero e a região da vagina) e a biópsia do tecido do colo do útero. 

Qual o tratamento para câncer no útero?

O tratamento desse tipo de câncer é indicado de acordo com a avaliação conjunta dos profissionais de ginecologia e oncologia. Para isso, os especialistas levam em conta o estadiamento da doença, sua evolução, qual o tamanho do tumor e a idade da paciente. As abordagens disponíveis para o tratamento do câncer de colo de útero incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia e imunoterapia. 

Oncologia no CHN: cuidado humanizado e excelência

O CHN Oncologia é um serviço pioneiro na Região Norte-Leste Fluminense que possui recursos tecnológicos avançados em diagnóstico, acompanhamento e tratamento oncológico para diversos tipos de câncer tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. O paciente oncológico que busca o hospital é orientado por uma equipe altamente capacitada e experiente composta por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radiologistas intervencionistas e profissionais multidisciplinares focada em seu tratamento.

No Centro Médico, localizado na Unidade II, o paciente oncológico ou com suspeita de um diagnóstico de câncer, encontra atendimento ambulatorial para a realização de consultas e exames em oncologia clínica, cirúrgica e cardio-oncologia. Os ambulatórios são conduzidos por equipes especializadas com apoio de profissionais multidisciplinares, para oferecer ao paciente e seu familiar uma linha completa de cuidados.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .