Logon
Sobre Nós

Centro de Oncologia

A oncologia é um dos grandes pilares do CHN

​​​​​​​​​​​​​​​​​​O CHN Oncologia é um serviço pioneiro na Região Norte-Leste Fluminense que possui recursos tecnológicos avançados em diagnóstico, acompanhamento e tratamento oncológico para diversos tipos de câncer tanto em adultos quanto em crianças e adolescentes. O paciente oncológico que busca o hospital é orientado por uma equipe altamente capacitada e experiente composta por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radiologistas intervencionistas e profissionais multidisciplinares focada em seu tratamento.
O hospital também disponibiliza o Serviço de Cirurgia Oncológica Integrativa, pensado para oferecer abordagens como a cirurgia citorredutora e quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (Hip​​​ec), conduzidas por profissionais qualificados. Aos pacientes que precisam de medicações especiais, o CHN disponibiliza um Centro de Infusão para aplicação de medicamentos por via subcutânea, intramuscular ou intravenosa. 

Ambulatórios de oncologia​​


No SER CHN - Soluções Médicas Integradas, localizado na Unidade II, o paciente oncológico ou com suspeita de um diagnóstico de câncer encontra atendimento ambulatorial para a realização de consultas e exames em oncologia clínica, cirúrgica e cardio-oncologia. Os ambulatórios são conduzidos por equipes especializadas com apoio de profissionais multidisciplinares, para oferecer ao paciente e seu familiar uma linha de cuidado completa.

Grandes diferenciais do Centr​o de Oncologia CHN​

  • Consultas ambulatoriais de diversas especialidades médicas em um mesmo local, o que permite um atendimento multidisciplinar mais ágil e integrativo, além de Comunicação mais direta entre os profissionais envolvidos no cuidado de cada paciente.
  • O paciente pode contar com a estrutura e todos os serviços de um hospital de alta complexidade.
  • Corpo clínico dedicado ao ensino e pesquisa clínica ​e oncologia​.
  • Alta tecnologia de exames e procedimentos para prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos nossos pacientes oncológicos.
  • Nossas equipes seguem rígidos protocolos de certificação de qualidade para assegurar a segurança dos pacientes, sem perder nossa vocação para o atendimento humanizado.​

O que você precisa saber sobre o câncer?

Ao contrário do que se imagina, o termo "câncer" é usado para classificar mais de 100 tipo de doenças diferentes causadas por tumores malignos - um resultado direto da multiplicação anormal de células em uma determinada área que pode influenciar no funcionamento de órgãos, tecidos e estruturas do organismo. Dependendo da região em que se desenvolvem, são chamados de carcinomas (quando surgem em tecidos epiteliais, como mucosas ou pele) ou sarcomas (quando atingem cartilagem, osso ou músculo).

Tipos e classificações em Oncologia​

As formas diagnosticadas com mais frequência são o câncer de pele, de mama, de próstata, de intestino e de pulmão. Ainda estão nesta lista os chamados hematológicos, que atingem as células sanguíneas: leucemias, linfomas e mielomas. A classificação da gravidade de um tumor leva em conta uma série de fatores, como sua velocidade de crescimento, se é metastático (quando atinge outras partes do corpo além da área em que teve início), o estágio em que foi descoberto e doenças associadas do pacientes.

Diagnóstico

As primeiras suspeitas podem surgir de sintomas sentidos pelo paciente ou alterações que surgem em exames de rotina e são percebidas pelo médico. Para confirmar o diagnóstico, o oncologista realiza uma biópsia do tumor com a ajuda de exames de imagem (como ultrassom, tomografia e ressonância magnética). No caso dos cânceres hematológicos, a confirmação se dá pela análise das alterações nas células sanguíneas.

Principais exames de rotina para a detecção precoce de câncer
  • Mamografia (para câncer de mama)
  • Exame de Papanicolau (para câncer do colo do útero)
  • Exame laboratorial de PSA (para câncer de próstata)
  • Tomografia do tórax (para câncer de pulmão)
  • Exames ginecológicos
  • Colonoscopia (para câncer de cólon e reto)


A importância da detecção precoce do câncer​

Tempo é vida! Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado e o tratamento adequado for iniciado, mais chances de cura o paciente terá. Além disso, ele também influencia na qualidade de vida do paciente durante o tratamento, já que tumores em estágio inicial podem, em alguns casos, podem ser tratados com terapias menos invasivas.

Tratamentos oncológicos

Existem diversas formas de tratar o câncer, incluindo procedimentos cirúrgicos para retirada do tumor, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, hormonioterapia, terapias-alvo e até mesmo a combinação de mais de um tipo. O tratamento escolhido pelo oncologista dependerá de uma série de fatores, como a saúde geral do paciente, o estágio do câncer, o tamanho e agressividade do tumor e a área acometida. 

  • Cirurgia para retirada do tumor: procedimento cirúrgico que retira a área afetada pelo tumor (parte do fígado, por exemplo);
  • Quimioterapia: usado em quase todos os tipos de câncer por retardar a progressão da doença para outras áreas do organismo;
  • Radioterapia: utiliza radiações ionizantes para destruir a estrutura do tumor, atuando de maneira local
  • Imunoterapia: abordagem em que o organismo do paciente é fortalecido para que ele próprio combata as células cancerígenas, indicado ​principalmente em casos de tumores resistentes aos tratamentos tradicionais (como a quimioterapia);
  • Hormonioterapia: pode ser usada em casos específicos, quando o tumor tem receptores hormonais (como no caso de câncer de próstata, de mama ou ginecológico).​

Conheça a nossa equipe de médicos oncologistas:​​

​​​​​​Corpo Clínico de Oncologia

Dr. Victor Araújo Machado
Dr. Leonaldson dos Santos Castro e equipe
Dr. Antônio Carlos Accetta e equipe
Dr. Antônio Kneipp Pitta De Castro Neto
Dr. Thiago Boechat De Abreu
Dr. Carlos Bernardo Cola e equipe
Dra. Giovanna Chinelli Teixeira
Dra. Simone De Oliveira Coelho
Dra. Ana Carolina Favre da Silva
Dra. Roberta Nolasco Rocha de Oliveira
Dra. Mariana Migliora dos Santos Brochado​

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .