Logon
Blog

Nódulo na mama: quando caroço na mama precisa de atenção

Alterações hormonais podem formar cistos benignos no tecido mamário. Conheça outras situações em que é comum apresentar caroço no peito


Conhecer o próprio corpo auxilia na percepção de sinais que podem indicar a necessidade de consultar um médico. O surgimento de um caroço no peito, por exemplo, pode ser identificado através da palpação das mamas, além de exames de rastreio, como a mamografia. Sobre isso, o Dr. Victor Araújo Machado, oncologista clínico da Dasa, comenta sobre as medidas que se deve tomar para possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama. 

Todos os nódulos de mama são câncer?

Felizmente nem todos os nódulos de mama são câncer, principalmente aqueles que estão associados à dor nos seios, visto que este não é um dos sintomas da neoplasia. 

Caroço no peito, o que pode ser?

As mastopatias são condições não cancerígenas derivadas de lesões benignas na mama e estão relacionadas a alterações hormonais (como o período menstrual e outros), causando, por exemplo, a formação de cistos no tecido mamário. Confira as principais causas:

  • Alterações fibrocísticas: têm relação com alterações hormonais e se manifestam principalmente durante o período menstrual;
  • Cistos: mais frequentes em mulheres que estão na pré-menopausa;
  • Fibroadenoma: sua incidência é maior entre mulheres mais jovens e é provocado pelo crescimento aumentado das glândulas que produzem o leite;
  • Lipoma: acúmulo de tecido gorduroso que não oferece riscos à saúde da mulher;
  • Mastite: inflamação que incide sobre lactantes e pode se apresentar, também, em homens. A mastopatia diabética é uma variação da mastite e acomete pessoas que fazem tratamento com insulina.

Quando encontrados na mamografia, os nódulos na mama são divididos em quatro categorias, segundo uma famosa classificação chamada BI-RADS:

  • Categoria 2: lesões benignas, sem risco de câncer;
  • Categoria 3: lesões provavelmente benignas, risco de câncer inferior a 2%;
  • Categoria 4: lesões suspeitas, risco de câncer entre 2 e 95%;
  • Categoria 5: lesões altamente suspeitas, risco de câncer superior a 95%. 

Como diferenciar nódulo benigno e maligno?

O crescimento de um tumor benigno se dá de forma lenta e controlada, pois suas células são semelhantes às “originais". Enquanto isso, a neoplasia maligna se desenvolve rapidamente, é constituída por células anômalas e pode invadir outras áreas. No Brasil, o nódulo na mama maligno é a principal causa de câncer entre a população feminina.

O Dr. Victor orienta que a paciente procure seu ginecologista ou mastologista se notar alguma alteração na mama. Também é importante nunca deixar de buscar os resultados dos exames e levá-los ao médico assim que estiver com eles.

O CHN Oncologia​ dispõe de avançados recursos tecnológicos para diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversos tipos de câncer em adultos, crianças e adolescentes. Para agendar um atendimento, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000. ​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .