Para muitas mulheres que desejam ser mães, o ato de amamentar é repleto de significados: cuidado, afeto e conexão são alguns deles. Além da beleza do momento, o aleitamento materno também proporciona diversos benefícios tanto para a mãe, quanto para o bebê. Saiba mais sobre o Agosto Dourado, campanha que traz informações sobre os benefícios da amamentação.
O que é Agosto Dourado?
O Agosto Dourado é uma campanha derivada da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto. A ação estende as atividades de conscientização para todo o mês, dada a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê e outros ganhos que duram a vida toda, como a diminuição do risco de doenças crônicas e alérgicas.
“A rede de apoio é fundamental para o sucesso do aleitamento materno. O pai, a família e as pessoas que convivem com a família, compartilhando as tarefas domésticas e cuidando da saúde física e mental da mulher, contribuem para que a mãe esteja disponível para alimentar o bebê em livre demanda, ou seja, na hora que ele quiser e quantas vezes ele quiser", afirma a enfermeira Francisca Paula Albuquerque, supervisora materno-infantil e pediátrica do CHN.
Qual é a importância do aleitamento materno?
É bastante comum falarmos sobre os benefícios da amamentação para a criança. Mas você sabia que o aleitamento também tem impactos positivos para a mãe? Francisca e Dra. Christine Tamar, coordenadora da pediatria do CHN, explicam.
Benefícios da amamentação para o bebê
O ideal é que, até os seis meses, o bebê seja alimentado exclusivamente pelo leite materno, já que contém todos os nutrientes que ele precisa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o risco de mortalidade infantil é 41% menor do que em crianças com aleitamento materno predominante, que é quando a dieta inclui água e outras bebidas à base de água. Em comparação com o aleitamento parcial (leite da mãe + outros tipos de leite), essa taxa sobe para 78%, ficando atrás apenas do risco 88% maior ao qual estão sujeitos os bebês que não são amamentados. Confira outros benefícios:
- Auxilia no desenvolvimento da cavidade bucal (ortodôntica e facial).
- Estabelece um momento especial de contato com a mãe.
- Oferece menor risco de desnutrição, obesidade, hipertensão, diabetes e hipercolesterolemia, além de leucemia.
- Promove melhor desempenho cognitivo e intelectual.
- Reduz a frequência e intensidade das cólicas.
- Diminui o risco de alergias e infecções ao fortalecer o sistema imunológico.
- Reduz o risco de morte súbita.
Para os bebês prematuros a amamentação é ainda mais necessária, pois nutre e auxilia no crescimento, na saúde cardiovascular e também intestinal.
Benefícios da amamentação para a mãe
Para a mãe, além da conexão com o filho, o aleitamento promove:
- Diminuição do sangramento pós-parto.
- Redução dos riscos de desenvolver câncer de mama, ovário ou endométrio.
- Evita a osteoporose.
- Proteção contra doenças cardiovasculares, como o infarto.
Como há redução do sangramento, consequentemente amamentar também previne a anemia materna. Além disso, a ocitocina (conhecida como hormônio do amor) liberada durante a lactação ajuda no retorno do útero ao seu tamanho original.
Dicas de amamentação
Ainda que seja um momento especial, amamentar também pode ser desafiador, principalmente para as mães de primeira viagem. Segundo a Dra. Christine, o ideal é que a lactante esteja em um lugar calmo e confortável neste momento.
“A melhor posição é aquela em que mamãe e bebê estão confortáveis, com os corpos alinhados para que ele não precise virar a cabeça para abocanhar a mama. A pega correta é descrita como aquela em que o neném abocanha grande parte da aréola e não só o mamilo, o queixo do bebê encosta no seio da mãe, deixando as narinas livres e os lábios virados para fora ('boca de peixe'), o tronco do bebê está encostado no corpo da mãe e as bochechas permanecem arredondadas enquanto a criança suga", explica a especialista.
Confira algumas posições que ajudam a evitar engasgos para o neném e rachaduras e demais desconfortos para a mulher:
- Sentada: a lactante usa o braço como apoio para alinhar o tronco e a cabeça do bebê, de forma que ele esteja com a boca e o nariz na mesma altura do peito da mãe.
- Transversal: a mulher segura o filho com o braço oposto à mama oferecida. Dessa forma, a cabeça fica apoiada nas mãos e o corpinho, deitado no antebraço da mãe.
- Deitada: é uma boa opção para as mamadas de madrugada. A mamãe fica deitada de lado e o bebê, virado para ela.
- Cavalinho: nessa posição, a criança fica sentada no colo da mãe, que segura sua nuca.
CHN mulher: comodidade e facilidade em um só lugar
O CHN mulher, em Niterói, é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes, para proporcionar uma gravidez tranquila e segura e é o único serviço com foco nessa especialidade na região Norte-Leste Fluminense. Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN, nossa maternidade, ele reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento, com muita comodidade e facilidade, e é conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.
Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para a realização de exames de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de laboratório. Para acompanhar a gestante, antes mesmo da descoberta da gravidez até o nascimento do bebê, dispomos de uma ampla gama de serviços, como acompanhamento de grávidas de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal e atendimento dedicado à amamentação.
Para mais informações e agendamento, entre em contato conosco: https://chniteroi.com.br/pt/sobre-nos/fale-conosco