Logon
Blog

Quem tem endometriose pode engravidar naturalmente?

Mulheres com esta condição podem apresentar alteração nos níveis de fertilidade, mas alguns casos podem ser revertidos

​O endométrio é um tecido que envolve a parte interna do útero e muda de espessura ao longo das diferentes etapas do ciclo menstrual. Durante a gestação, sua função é abrigar e nutrir o embrião nas primeiras semanas, porém, quando a fecundação não ocorre, o tecido descama no processo que conhecemos como menstruação.

Visto que a estrutura tem papel importante no período da gravidez, é natural que muitas pacientes, principalmente aquelas que desejam ser mães, perguntem ao médico se a mulher com endometriose pode engravidar. Para responder tal questão, convidamos o Dr. Thiago Borges, cirurgião e coordenador do Serviço Especializado em Endometriose do CHN. 

O que é endometriose?

Segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), cerca de 15% das brasileiras em idade reprodutiva (8 milhões de mulheres) desenvolvem a endometriose. Ela é uma doença inflamatória que transfere o desenvolvimento do endométrio para o lado de fora da cavidade uterina, podendo se alojar nos ovários, trompas, bexiga e intestino. 

Causas da endometriose

O Dr. Thiago explica que apesar de existirem diversas teorias sobre o que causa a endometriose, não há nenhuma comprovação exata. No entanto, ele afirma ser possível estabelecer alguns fatores de risco para a doença, como nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, primeira menstruação antes dos 12 anos, fatores genéticos congênitos, alimentação e hábitos de vida. 

Sintomas

O primeiro sintoma de endometriose costuma ser a dor pélvica (conhecida como cólica). Confira outras manifestações comuns ao quadro:

  • Cólica intensa durante a menstruação;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Dor ao urinar ou evacuar;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Alterações do hábito intestinal: diarreia ou prisão de ventre;
  • Dor nas costas durante o período menstrual. 

Como é feito o diagnóstico?

O primeiro passo para detectar a endometriose é informar os sintomas ao ginecologista, que poderá solicitar exames de imagem, como ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética de pelve.

“Esses métodos são capazes de identificar, inclusive, pequenas lesões", complementa o cirurgião. 

Quem tem endometriose pode engravidar?

De acordo com o especialista, sim, quem tem endometriose pode engravidar naturalmente. Entretanto, cerca de 30% a 40% das pacientes com este quadro podem apresentar infertilidade por fatores diversos, como problemas nos ovários, nas tubas uterinas ou no próprio útero, independente da extensão da doença. 

Endometriose pode causar aborto?

Segundo o Dr. Thiago, não necessariamente.

“Alguns estudos relacionam a endometriose a um maior risco de abortamento. Porém, vários especialistas discordam, pois há causas mais relevantes que levam ao aborto, como as malformações uterinas", explica o médico.

Esta alteração aumenta o risco de gravidez ectópica (que ocorre fora do útero) e, caso a mulher tenha histórico de abortos recorrentes, o especialista pode indicar a retirada dos focos de endometriose por meio de cirurgia. 

Tratamento

O tratamento para endometriose deve ser individualizado para respeitar as particularidades da paciente, incluindo a extensão da doença, suas queixas e se há vontade de gestar.

“Para começar, indicamos a adoção de atividades físicas e dieta anti-inflamatória. Também devemos seguir uma abordagem multidisciplinar, com auxílio de urologista, coloproctologista e, em alguns casos, cirurgião torácico. Além das especialidades cirúrgicas, necessitamos de suporte de fisioterapeuta, nutricionista, fertileuta (especialista em reprodução assistida), médico da dor e auxílio psicológico para as pacientes", conclui o Dr. Thiago. 

CHN Mulher: comodidade e facilidade, tudo no mesmo lugar

O CHN Mulher é um espaço totalmente dedicado à saúde da mulher e da gestante em Niterói. Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para realização de exames de ultrassonografia; e uma sala de cardiotocografia. Além disso, oferecemos serviços especiais, como núcleo de endometriose.

Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até a alta hospitalar , após o nascimento do bebê, também dispomos de uma ampla gama de serviços, tais como programa de fertilidade da mulher, acompanhamento de gestantes de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal, atendimento dedicado à amamentação e outros. Para mais informações e agendamentos, entre em contato com a Central de Atendimento do CHN Mulher pelo número (21) 2729-8137.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .