Logon
Blog

Cólica fora do período menstrual: quais são as causas, o tratamento e como aliviar a dor?

Conheça os principais agentes causadores do desconforto pélvico

​Grande parte das mulheres já foi vítima de enxaqueca ou cólica pelo menos uma vez na vida. O incômodo na região pélvica é mais frequente durante a menstruação, uma vez que o útero realiza o movimento de contração para expelir o endométrio. Em outras situações, como a ovulação, por exemplo, a cólica fora do período menstrual pode se fazer presente e causar alguma apreensão. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, convidamos a Dra. Daniela Selano, coordenadora da Obstetrícia do CHN. 

Cólica fora do período menstrual: o que é?

A cólica é um desconforto que se manifesta na região pélvica e atinge, principalmente, os bebês e as mulheres durante o período menstrual (dismenorreia).

“Qualquer dor pélvica sem relação com a menstruação precisa ser informada a seu médico de confiança, pois o profissional avalia se ela está relacionada com questões comuns, como a ovulação, ou se realmente é sinal de alguma doença", explica a especialista. 

Cólica fora do período menstrual pode ser gravidez?

Os principais sintomas de ge​stação são: atraso menstrual, enjoos e os tradicionais desejos que chegam até a ser exóticos. O que nem todo mundo sabe, porém, é que a cólica fora do período menstrual também pode ser um sinal de gravidez. Inclusive, existem vários relatos de mulheres que sentiram dor, pensaram ser dismenorreia e, algum tempo depois, se descobriram grávidas.

“Isso acontece porque, no início, o organismo entende a gestação como uma cólica. Aos poucos, o corpo se adapta e esse tipo de dor se torna menos frequente", afirma a Dra. Daniela. 

É normal ter cólica fora do período menstrual?

É muito comum que as mulheres experimentem, ao longo da vida, alguns episódios de dor abdominal, o que nem sempre significa a presença de enfermidades. Entretanto, casos persistentes que não se resolvem espontaneamente devem ser avaliados pelo ginecologista. 

O que pode ser a cólica fora do período menstrual?

Confira as principais causas de cólica fora do período menstrual, a seguir. 

Mioma

É um tumor benigno que atinge, sobretudo, mulheres em idade fértil. Apesar de não oferecer risco à saúde ou de evolução para câncer, a depender de seu tamanho, ele pode causar cólica e sangramento vaginal. 

Ovulação

O ovário libera os óvulos cerca de 14 dias após a menstruação e pode haver irritação da cavidade abdominal, que leva ao surgimento da cólica. O normal é que a dor desapareça rapidamente, de forma espontânea ou com o auxílio de analgésico. Casos mais complexos em que há muito sofrimento para a mulher devem ser analisados pelo ginecologista. 

Endometriose

Essa inflamação faz com que as células do endométrio se movimentem no sentido oposto, de forma que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, elas acabem chegando aos ovários ou à cavidade abdominal. 

Como tratar a cólica fora do período menstrual?

A Dra. Daniela explica que o tratamento para esse desconforto varia de acordo com a causa e reitera que “consultar um médico regularmente permite a prevenção e detecção precoce de diversas doenças, inclusive aquelas que têm a cólica fora do período menstrual como sintoma". 

CHN mulher: cuidado de excelência para a saúde feminina

O CHN mulher é um espaço dedicado ao cuidado feminino com o diferencial da estrutura de um hospital de alta complexidade. Aqui você encontra exames e consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia, além de outros serviços especializados na saúde da mulher e da gestante. Para dúvidas e agendamentos, ligue para (21) 2729-8137.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .