Logon
Blog

Conheça os principais sintomas e tratamentos da osteoporose

A doença pode ser prevenida ou tratada de forma precoce para uma melhor qualidade de vida

O Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, comemorado em 20/10, é uma campanha dedicada às ações de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento da osteoporose. Caso não seja rastreada e acompanhada de forma adequada, a doença pode aumentar o risco de fraturas e prejudicar a qualidade de vida do paciente, já que provoca dores constantes.

O que é a osteoporose?

Segundo a dra. Isabel Teixeira, reumatologista do CHN, a osteoporose é caracterizada pela diminuição da massa óssea do paciente e afeta principalmente pessoas na terceira idade, normalmente mulheres com mais de 65 anos e homens com mais 70 anos. Existem alguns tipos de osteoporose: senil, frequente em pessoas acima de 70 anos; pós-menopausa; e secundária, que está relacionada ao uso de alguns medicamentos específicos e outras doenças, como a doença renal crônica.

A doença provoca o enfraquecimento dos ossos, o que aumenta as chances de fratura e quebra com mais facilidade. Segundo a dra. Isabel, os ossos são estruturas vivas que precisam estar saudáveis e, ao longo dos anos, o material ósseo é renovado. Quando o paciente desenvolve a osteoporose, o organismo vai progressivamente deixando de formar o novo material ósseo ou o corpo absorve muito material de ossos antigos. Essas duas consequências enfraquecem e afinam os ossos, deixando-os sujeitos aos acidentes.

Esse processo acontece da seguinte forma: no corpo existem células que tornam possível a formação óssea e outras que promovem a reabsorção óssea. Com o processo natural de envelhecimento, o tecido ósseo é destruído pelas células chamadas “osteoclastos" e, logo após, é recriado por uma célula reconstrutora chamada “osteoblastos". O processo de destruição das células é chamado de “reabsorção óssea", que é comprometido na osteoporose.

Quais são as principais causas da osteoporose?

  • Envelhecimento e menopausa: costumam ser os principais fatores de risco para a doença – aproximadamente 80% dos pacientes com osteoporose são idosos ou pessoas em menopausa. Até os 35 anos o corpo mantém o equilíbrio entre a reabsorção e a criação de ossos, mas após essa idade há um aumento gradativo da perda óssea, que faz parte de um processo natural do envelhecimento.

  • Deficiência de cálcio: outro fator que pode causar a osteoporose é a deficiência de cálcio, mineral muito importante para a formação dos ossos. A estrutura óssea é o principal reservatório de cálcio e é ele quem fornece esse nutriente para outras funções do corpo. Por isso, quando há equilíbrio no metabolismo, ele retira e repõe o cálcio dos ossos sem comprometer essa estrutura.

Principais sintomas de osteoporose

A osteoporose costuma ser uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas muito claros ou específicos da doença. Porém, quando aparentes, os principais sintomas da doença são fraturas recorrentes, quando já instalada no organismo. Confira abaixo outros sintomas que podem ocorrer:

  • Dor ou sensibilidade óssea
  • Diminuição de estatura com o passar do tempo
  • Dor na região lombar devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral
  • Dor no pescoço devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral
  • Postura encurvada ou cifótica.


 Diagnóstico

Como a osteoporose é uma doença silenciosa, o exame de densitometria é uma das formas mais seguras e precisas para diagnosticá-la. A dica da dra. Isabel para realizar o diagnóstico precoce é manter os exames médicos em dia para um acompanhamento seguro ao longo da vida.

 Osteoporose tem cura?​

Infelizmente a doença ainda não tem cura. Segundo a dra. Isabel, o principal objetivo do tratamento é prevenir possíveis fraturas no paciente e atuar no aumento de massa óssea.

Formas de prevenção

Segundo a dra. Isabel, as principais formas de prevenção da osteoporose são o aumento de ingestão de cálcio através do consumo de leite e derivados, exposição ao sol para manter os níveis de vitamina D, prática de atividades físicas regulares para fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio e evitar o tabagismo, o excesso de sal e o consumo excessivo de álcool.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .