Logon
Blog

Miastenia Gravis: entenda as causas e quando buscar por um especialista

Doença autoimune impacta a força física e a qualidade de vida dos pacientes

​​​​​​Agendar Consulta

A miastenia gravis é uma doença autoimune rara que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos. Essa falha na comunicação leva à fraqueza muscular, que pode ser leve ou grave, e geralmente piora com o esforço e melhora com o repouso.  

A doença pode afetar qualquer pessoa, mas é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos e homens com mais de 60 anos. Embora possa impactar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado possibilitam gerenciar os sintomas e melhorar o bem-estar. 

Miastenia Gravis: o que é? 

A miastenia gravis é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os receptores de acetilcolina nos músculos. A acetilcolina é um neurotransmissor que transmite sinais dos nervos para os músculos.  
Quando os receptores de acetilcolina são danificados, os músculos não recebem os sinais corretamente, o que leva à fraqueza muscular, especialmente durante atividades repetitivas, como mastigação, fala, deglutição e movimentos dos olhos. 

Causas da Miastenia Gravis 

As causas da miastenia gravis não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que exista uma combinação de fatores genéticos e ambientais.  
Em cerca de 85% dos casos, a doença está associada à presença de um anticorpo que ataca os receptores de acetilcolina nos músculos.  
Em outros casos, a causa pode ser um tumor no timo, uma glândula localizada no peito, ou ainda certos medicamentos e infecções virais. 

Principais sintomas 

Os principais sintomas da miastenia gravis incluem: 

  • Fraqueza muscular que piora com o esforço e melhora com o repouso; 

  • Pálpebras caídas (ptose); 

  • Visão dupla (diplopia); 

  • Dificuldade para falar, mastigar e engolir; 

  • Fraqueza nos braços, pernas e pescoço; 

  • Dificuldade para respirar em casos graves. 

Qual médico devo procurar?

O médico mais indicado para diagnosticar e tratar a miastenia gravis é o neurologista . Esse profissional têm o conhecimento necessário para realizar exames clínicos e testes especializados, como a eletroneuromiografia, que ajudam a confirmar o diagnóstico e a desenvolver um plano de tratamento personalizado. 

​​​​Agendar Consulta


É possível prevenir a Miastenia Gravis? 

Atualmente, não existem medidas específicas para prevenir a miastenia gravis, devido à sua natureza autoimune e multifatorial.  
No entanto, evitar fatores de risco conhecidos, como certos medicamentos que podem desencadear ou piorar os sintomas, e manter um estilo de vida saudável podem ajudar a reduzir o risco de complicações. 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da miastenia gravis envolve uma combinação de história clínica detalhada, exame físico e testes laboratoriais, como análise de sangue para detectar anticorpos específicos e eletroneuromiografia para avaliar a função neuromuscular.  
Em alguns casos, uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode ser realizada para avaliar a glândula timo.

Tratamento para a Miastenia Gravis 

O tratamento da miastenia gravis visa controlar os sintomas, melhorar a função muscular e prevenir crises de fraqueza grave. Isso pode incluir: 

  • uso de medicamentos imunossupressores; 

  • terapia de plasmaférese para remover anticorpos do sangue; 

  • cirurgia para remover o timo afetado (em casos selecionados) 

Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, a maioria dos pacientes com miastenia gravis pode levar uma vida normal e produtiva. 

​​​​Agendar Consulta

 

​​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .