Logon
Blog

Impetigo: infecção contagiosa que provoca manchas na pele

O problema é altamente contagioso, mas a forma de prevenção é bastante simples   O impetigo é uma infecção cutânea que frequentemente afeta crianças e pode

​​Agendar Consulta
​​

A incidência do impetigo​​ é notavelmente maior durante o verão, período em que as condições climáticas propiciam a proliferação das bactérias responsáveis pela doença. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.


Impetigo: o que é? 

Trata-se de uma infecção bacteriana da camada mais superficial da pele. Embora seja mais frequente em crianças, pode ocorrer em indivíduos de todas as faixas etárias.


Impetigo é contagioso? 

Sim, altamente contagioso. Causada pelas bactérias Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus.


Prevenção 

Algumas medidas para evitar o impetigo são: 

  • Manter as mãos limpas por meio da higiene adequada. 

  • Cuidar de ferimentos na pele e evitar coçar lesões anteriores para não ocorrer a contaminação secundária. 

  • Não compartilhar toalhas ou roupas com pessoas que estejam infectadas.


Tipos de impetigo 

Existem três tipos principais de impetigo. A seguir, entenda cada uma delas. 

Impetigo comum: geralmente causada por bactérias do gênero Streptococcus. Se caracteriza pelo surgimento de bolhas cheias de pus que eventualmente se rompem, deixando uma base vermelha que posteriormente se cobre com uma crosta amarelada. É a variante mais frequente do impetigo. 

Impetigo bolhoso: é provocado por bactérias do tipo Staphylococcus aureus. Nesse tipo, as lesões se manifestam na forma de bolhas grandes e com paredes muito finas, que se rompem e resultam em uma base avermelhada, inflamada e úmida. 

Impetigo ectima: considerada a forma mais grave de impetigo, afeta as camadas mais profundas da pele. Geralmente, se desenvolve a partir de uma lesão de impetigo preexistente que evoluiu, resultando em úlceras na pele que cicatrizam lentamente e podem deixar marcas. Tanto Staphylococcus aureus quanto Streptococcus podem causar a ectima. 
 
É comum e compreensível que manches na pele da criança deixem os pais apreensivos com a possibilidade de câncer de pele. Por isso, é fundamental que um dermatologista seja consultado sempre que surgirem manchas na pele dos pequenos. 
 

Sintomas de impetigo 

Lesões na pele, que podem incluir bolhas e feridas, com a possibilidade de apresentarem ou não coceira na área afetada. Em casos raros, pode haver febre baixa. 


​​Agendar Consulta

 

Possíveis complicações 

O impetigo pode resultar em duas possíveis complicações. São elas: 

1. Celulite: infecções que afetam as camadas mais profundas da pele, podendo, em casos graves, levar à sepse, uma infecção generalizada. 

2. GNDA (Glomerulonefrite Difusa Aguda): esta é a glomerulopatia mais comum na infância. Trata-se de uma complicação tardia de infecções, muitas vezes associada ao Streptococcus beta-hemolítico do grupo A, que pode se manifestar após episódios de amigdalite (doença infecciosa que atinge as amídalas) ou impetigo.


Diagnóstico 

O diagnóstico, na maioria das situações, é simples e feito diante dos sinais e sintomas identificados durante o exame físico, juntamente com as informações obtidas durante a entrevista clínica (anamnese). 


Tratamentos para o impetigo 

O tratamento varia conforme a gravidade da infecção. 

Em casos leves, é recomendada a limpeza local da área afetada e a aplicação de antibióticos tópicos. Já nos mais extensos ou com múltiplas lesões, a abordagem inclui o uso de antibióticos administrados por via oral, além da manutenção da higiene local.

​​Agendar Consulta

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .