Logon
Blog

Como o seu estilo de vida pode influenciar na saúde?

Hábitos saudáveis podem fornecer mais bem-estar

Uma das grandes verdades que descobrimos ao longo da vida é que todas as suas áreas estão interligadas e as decisões tomadas dia após dia têm um grande peso no futuro. Hábitos que parecem pouco ou nada nocivos hoje podem ter um grande impacto nas próximas décadas e a adoção de um estilo de vida que priorize o cuidado do corpo e da mente ainda na juventude pode ser uma escolha decisiva para a saúde. 

Segundo o dr. Moyzes Damasceno, presidente do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação (CEPIn) do CHN, o autocuidado deve ser uma das grandes prioridades na vida de qualquer pessoa. Ao privilegiar os cuidados com a própria saúde, felicidade e desenvolvimento pessoal, é possível ver com mais clareza as decisões que contribuem para que os objetivos de pequeno, médio e longo prazo sejam alcançados e a vida seja vivida com mais bem-estar.  

​“Muitas pessoas costumam cuidar de sua saúde apenas quando o corpo está adoecido, tratando somente aquele único problema e depois voltando à sua rotina. Para viver uma vida com mais qualidade, é preciso entender que o cuidado com o corpo e a mente deve estar presente todos os dias até mesmo como uma forma de prevenir outros desgastes e doenças no futuro" 

No livro “Em suas mãos – Escolhas e renúncias para viver melhor e com mais saúde" do dr. Cláudio Domênico, coordenador do setor de Cardio Oncologia do Hospital Pró-Cardíaco, recém-lançado pela editora Intrínseca, o especialista propõe uma reflexão sobre questões que impactam na saúde, bem-estar e qualidade de vida do leitor. Entre elas estão a importância de nutrir o corpo com os alimentos certos, os benefícios que os exercícios físicos trazem para o corpo e a mente em todas as fases da vida e até mesmo como as noites tranquilas de sono são uma grande aliada para viver melhor. 

Hábitos simples que podem ser adotados hoje para ter mais qualidade de vida​

  • Priorizar a nutrição com alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, carnes e outros;
  • Criar uma rotina de exercícios físicos ao menos três vezes na semana para manter o corpo ativo;
  • Cultivar um ambiente tranquilo e sem interferências para noites de sono mais tranquilas;
  • Cuidar da mente e das emoções através de atividades que tragam bem-estar e realização pessoal, como a prática de hobbies e o contato (no momento, virtual) com pessoas queridas;
  • Adotar hábitos de prevenção e cuidado com a saúde através de consultas com seus médicos de confiança

Para que o futuro seja promissor em todas as áreas da vida, os cuidados e esforços para atingir os objetivos devem começar ainda hoje. Este caminho pode nem sempre ser fácil, mas com o auxílio dos bons hábitos, a saúde nos próximos meses, anos e décadas irá agradecer imensamente. ​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .