Logon
Blog

Caroço no pescoço: o que pode ser, como prevenir, quais são as causas e o tratamento adequado?

Alteração pode ser provocada por inflamações e infecções pontuais, como gripe e otite

​O caroço no pescoço é uma protuberância que pode se apresentar na região da nuca, da garganta e de ambos os lados do pescoço. Ainda que muitas pessoas o relacionem com câncer ao notar a presença do relevo, são várias as situações que podem gerar um nódulo e nem todas são neoplasias malignas.

A Dra. Cecília Lameirinhas Longo, oncologista clínica do CHN, fala sobre as principais causas malignas de caroço no pescoço e traz orientações sobre o que fazer ao identificá-lo. 

Caroço no pescoço: o que pode ser?

O surgimento de um caroço no pescoço geralmente está associado a um quadro de inflamação e/ou infecção. Nesse caso, depois de alguns dias, as protuberâncias vão desparecer com a resolução do problema. Entretanto, a persistência de um caroço no pescoço, seu aumento progressivo e o surgimento de outros sintomas são situações que merecem atenção e avaliação médica. Abaixo, saiba o que pode causá-lo e o que fazer em cada caso. 

Ínguas no pescoço

As ínguas no pescoço são um sintoma de inflamação dos gânglios linfáticos ou linfonodos que existem em todo o corpo, inclusive no pescoço. “Eles fazem parte do sistema linfático, que filtra substâncias nocivas e auxilia no sistema de defesa do organismo. As ínguas costumam ter origem em quadros inflamatórios e infecciosos, como gripes, viroses, amigdalites, otites e inflamações dentária, por exemplo", explica a médica.

Geralmente a íngua some depois de algumas semanas com a resolução da inflamação/infecção de origem. Porém, quando o inchaço não desaparece e surgem outros sintomas, a avaliação médica é necessária para investigar o caso com mais profundidade, já que podem indicar patologias mais sérias. 

Nódulos na tireoide

“Nódulo" é um termo usado para crescimentos anormais na pele ou em qualquer tecido do corpo, formando elevações. Quando os nódulos estão na superfície, podem ser palpáveis (como um caroço na pele). Já a proeminência localizada na parte da frente do pescoço pode indicar a presença de um nódulo da tireoide, que é uma glândula que se localiza nessa área.

Na maioria dos casos, os nódulos da tireoide não causam sintomas, mas quando crescem podem gerar dor, inchaço e dificuldade para engolir. Ao detectar esse problema, é necessário consultar um médico endocrinologista para que ele avalie os sinais e sintomas e determine quais exames complementares devem ser solicitados. A maioria dos nódulos da tireoide é benigna, e o profissional identificará se existe algum risco de câncer de tireoide. 

Glândula inflamada no pescoço

O pescoço é uma região que abriga algumas glândulas importantes para o funcionamento do organismo. Quando essas estruturas inflamam ou estão doentes, elas aumentam de tamanho. Um exemplo é a caxumba, uma infecção viral aguda que provoca inflamação nas glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais, podendo causar inchaço na região do pescoço. 

Contratura muscular

O caroço no pescoço decorrente de uma contratura muscular ocorre quando um músculo se contrai demais e permanece assim. Nesse caso, a protuberância sentida é, na verdade, o próprio músculo enrijecido. 

Tipos de câncer relacionados com caroço no pescoço

Nos casos mais graves, o surgimento de um nódulo no pescoço pode indicar uma situação mais séria, incluindo câncer. Nesse sentido, existem sinais de alarme, como o caroço no pescoço que não regride e que, com o tempo, aumenta de tamanho e/ou quando surgem outros caroços.

“Além disso, o aparecimento de outros sintomas também traz um alerta, como perda de peso sem causa aparente, dificuldade para engolir, sensação de bola na garganta, rouquidão e mal-estar geral. Para essas situações, a orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível para avaliar as possíveis causas", afirma a Dra. Cecília.

Confira quais são as neoplasias que possuem o caroço no pescoço como sintoma. 

Linfomas

O linfoma é um tipo de câncer originário no sistema linfático. Nessa patologia, os gânglios podem aumentar não só no pescoço, mas em outras áreas do corpo, como nas axilas e na virilha. Outros sinais de alerta são febre, cansaço, suor noturno, perda de peso sem motivo aparente e coceira no corpo. 

Câncer da tireoide

O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e do pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. Segundo a Dra. Cecília, a presença de um nódulo por si só na região da tireoide não indica um câncer. “Porém, quando associado a caroços no pescoço ou rouquidão, por exemplo, pode indicar um tumor maligno. Nódulos na tireoide em pessoas que já receberam radioterapia no pescoço ou que têm história de câncer de tireoide na família também são considerados suspeitos", explica. 

Câncer de cabeça e pescoço

O câncer que surge na região da cabeça e do pescoço também é causa da presença de caroços no pescoço. Essa neoplasia pode surgir nas estruturas dessa região, como na boca, na garganta, nos seios nasais, nas cordas vocais e nas glândulas salivares. O câncer nessas áreas pode enviar células malignas para as ínguas (linfonodos) do pescoço, por meio do sistema linfático, causando aumento dos linfonodos. 

Caroço no pescoço: quando devo me preocupar?

Quando o caroço no pescoço não desaparece ao longo de semanas ou surgem outros sintomas, como emagrecimento, dificuldade para engolir, sensação de bola na garganta, rouquidão, febre, suor noturno e mal-estar geral, é necessária uma avalição médica. 

Qual o tratamento para o caroço no pescoço?

Felizmente, é possível solucionar esse quadro, e o tratamento varia de acordo com a origem. Nas causas infecciosas, o caroço no pescoço desaparece conforme a melhora da infecção. Nos casos de nódulos na tireoide, o mais indicado é consultar um endocrinologista. Nos quadros mais complicados, como um câncer, por exemplo, é de extrema importância a avaliação de uma equipe multidisciplinar composta por especialistas oncológicos e em cirurgia de cabeça e pescoço.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .