Logon
Blog

Nódulo na tireoide: como identificar e o que fazer

Saiba como são feitos o diagnóstico e o tratamento da condição

​É comum que pacientes fiquem assustados quando leem nos resultados de exames que há um nódulo na tireoide. Isso porque costumam acreditar que se trata de algo perigoso, como um câncer, e chegam ao consultório médico com muitas perguntas. Antes de tudo, é preciso ter calma e consultar-se com um endocrinologista, que analisará os resultados e explicará cada detalhe do assunto.

Na endocrinologia, o câncer mais habitual é o de tireoide, que está em quinto lugar entre os mais comuns em mulheres e é o 17º mais prevalente em homens. Ele se apresenta, em geral, como um nódulo e não costuma manifestar sintomas, por isso a presença de nódulos nessa glândula precisa ser investigada. Cerca de 90% desses nódulos são benignos e, nas poucas vezes em que são malignos, o carcinoma de tireoide tem crescimento lento e, na maioria dos casos, tem cura. 

Caraterísticas do nódulo maligno de tireoide

Um nódulo de tireoide é uma massa de tecido tireoidiano que cresce ou um cisto com líquido que se forma na tireoide (glândula em formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço). Existem tipos diferentes de nódulos, que podem surgir isolados ou em maior quantidade.

A Dra. Cintia Santos, endocrinologista do CHN, explica que o câncer de tireoide se apresenta como um nódulo, podendo ser sólido ou misto, e não gera sintomas na grande maioria dos casos. Os nódulos malignos de tireoide são geralmente espessos, duros, irregulares e indolores.

Existem quatro tipos de câncer de tireoide: papilífero (o mais comum e menos agressivo), folicular (também pouco agressivo), medular e anaplásico (bem agressivo e raro; os pacientes com esse diagnóstico costumam ter sobrevida curta, de seis meses a um ano; geralmente acomete idosos). 

Qual o tamanho normal de um nódulo na tireoide?

Não existe tamanho “normal" de um nódulo e todos merecem investigação, porém, nem todos precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, os limites de tamanho do nódulo para indicar punção podem variar, podendo chegar a até 2,5 cm. 

Nódulo e cisto na tireoide são perigosos?

Os nódulos são bastante comuns e de diagnóstico e tratamento fáceis. A tireoide é responsável por produzir dois hormônios, a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que ajudam a regular o metabolismo, processo que equilibrar a energia utilizada diariamente. Conforme a pessoa envelhece, aumenta o risco de formação de nódulos. O perigo em tê-los está na possibilidade de eles serem cancerígenos.

Alguns sintomas de nódulos na tireoide indicam a necessidade de realização de exames e a avaliação de um endocrinologista: dor na garganta; inchaço do pescoço; dificuldade para respirar ou engolir; perda de peso sem causa aparente; tremores; nervosismo; rouquidão ou perda da voz.

Os cistos de tireoide são lesões benignas e muito comuns, mas que também devem ser acompanhadas, pois podem ser volumosos a ponto de gerar sintomas compressivos como engasgos frequentes, rouquidão e dificuldade para deglutir. 

Quando se preocupar com um nódulo na tireoide?

“Devemos nos preocupar com um nódulo nessa glândula quando este apresentar características de suspeição. Toda suspeita tem que ser investigada, e com base no resultado da ultrassonografia de tireoide, avaliamos as características desse nódulo e determinamos a indicação de punção aspirativa da tireoide ou apenas acompanhamento regular", explica a Dra. Cintia.

Quando uma pessoa apresenta somente um nódulo de até 1 cm de diâmetro, se não for maligno, pode ser que o médico não indique tratamento, apenas faça acompanhamento periódico, por meio de ultrassonografia da região e exame de sangue anual. 

Como os nódulos na tireoide são diagnosticados?

São identificados pelo médico, por meio de exame físico (palpação do pescoço). Ao ser constatada a presença do nódulo, são solicitados avaliações como TSH, T3, T4, anti-TPO e calcitonina e exames de imagem, como ultrassonografia e cintilografia da tireoide.

Com os resultados em mãos, o endocrinologista poderá pedir a realização da punção aspirativa por agulha fina (PAAF), por meio da qual é retirada uma pequena amostra do nódulo para que seja avaliada a benignidade ou malignidade da amostra.

Se o paciente observar algum aumento no volume da tireoide ou encontrar um nódulo próximo a essa região, é necessária a avaliação de um endocrinologista, que indicará os exames adequados para a investigação. 

Alguns mitos e verdades sobre nódulos na tireoide

Todo nódulo de tireoide é câncer?

Falso. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida, e 90% destes são benignos e apenas 10% são malignos. Por isso, a presença de nódulo na tireoide precisa ser avaliada e investigada por um especialista.

Todo mundo deve fazer ultrassonografia de tireoide e remover os nódulos se estiverem presentes?

Falso. Nódulos de tireoide são muito frequentes na ultrassonografia, por isso esse exame só deve ser solicitado quando o médico julgar necessário. A maioria dos nódulos é benigna, não se caracteriza como câncer e não necessita de cirurgia, apenas acompanhamento clínico.

O iodo faz bem para a tireoide?

Falso. O iodo da alimentação geralmente é suficiente para a produção dos hormônios tireoidianos em qualquer faixa etária. Em excesso, ele pode produzir sérios danos, inclusive causar ou piorar o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .