Logon
Blog

Alimentação rica em ultraprocessados aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares

Excesso de gordura, açúcares e sódio prejudica seriamente o funcionamento do organismo

​Os alimentos ultraprocessados, como biscoitos, refrigerantes, salgadinhos, sorvetes, bolos e outros, são frequentes na dieta de uma parcela considerável da população mundial. Além de causarem sobrepeso e obesidade, que por si só tem grande potencial de prejudicar a saúde, esses produtos também influenciam diretamente no desenvolvimento de doenças cardiovasculares sérias. 

Segundo a dra. Katia Luz, cardiologista do CHN, pessoas que adotam uma dieta pouco saudável com grande volume de fast food e itens ultraprocessados estão ingerindo diariamente uma quantidade elevada de açúcares, sódio e carboidratos – responsáveis, muitas vezes, pela textura diferenciada e sabor acentuado dos alimentos em questão. Consequentemente, este excesso de elementos na corrente sanguínea se transforma em gordura, que se fixam nas paredes das veias e artérias e prejudicam seu funcionamento. 

“Isso pode causar muitos problemas ao coração, desde a pressão alta arterial até o infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral – o famoso derrame – e, em casos mais graves, aumentar as chances do paciente sofrer com insuficiência cardíaca" 

E não é apenas o coração que sofre com grandes quantidades de alimentos ultraprocessados: este excesso de gordura também pode causar diabetes tipo 2, síndromes metabólicas e níveis altos de colesterol, além de prejudicar outros órgãos como os rins e o fígado. Segundo a médica, para diminuir as chances de sofrer com esses quadros, é imprescindível mudar os hábitos de alimentação e adotar medidas que priorizem um estilo de vida saudável.  

Hábitos de vida para melhorar a saúde 

  • manter uma alimentação saudável na maior parte do tempo, evitando alimentos ultraprocessados, doces, fast-food e outros;
  • praticar atividades físicas ao menos três vezes na semana com a supervisão de um especislista;
  • diminuir ou cessar a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • não fumar;  
  • ter noites de sono mais tranquilas e de qualidade;
  • mantenha sempre contato com seu médico de confiança para avaliar como está a saúde.

Para que a mudança nos hábitos alimentares seja efetiva e saborosa para o paciente, é muito importante que ele busque orientações de um nutricionista ou nutrólogo. Este profissional poderá indicar as melhores substituições para se fazer ao longo do dia a dia, a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e gorduras a serem ingeridas e quando é possível inserir algum alimento com quantidade maior de açúcar e/ou gordura – geralmente em ocasiões especiais, como aniversários.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .