Os primeiros sintomas de gravidez são tão tímidos que nem todas as mulheres os percebem e, muitas vezes, aquelas que notam podem atribui-los à outras questões. Conhecer o próprio corpo ajuda a identificar até mesmo sintomas de gravidez que ninguém costuma saber, como olfato aguçado e sensibilidade à luz. A Dra. Daniela Selano, coordenadora de obstetrícia do CHN, dá mais detalhes sobre o assunto.
Quais os sintomas de gravidez mais comuns e métodos de diagnóstico
O sintoma de gravidez mais frequente é o atraso menstrual, que pode vir acompanhado de outros sintomas como:
- Corrimento rosa: pode ocorrer até três dias após a fecundação;
- Cólica: o crescimento do útero pode causar desconforto semelhante ao da menstrual e inchaço nas duas primeiras semanas;
- Sono excessivo: a partir da segunda semana, a grávida tende a se cansar com mais facilidade, já que seu metabolismo está se adaptando para a produção de energia dela e do bebê;
- Enjoos: a alteração no olfato e paladar faz com que a mulher fique mais sensível aos cheiros e sabores, incluindo os agradáveis. Vômitos também são comuns, principalmente durante a manhã;
- Acne e pele oleosa: ocasionado pelas alterações hormonais;
- Gases: a redução de movimentos intestinais leva a um maior acúmulo de gases;
- Seios doloridos: ganho de peso e início da produção de leite são os principais motivos.
Essas mudanças ajudam a suspeitar de uma gravidez, no entanto apenas exames podem confirmá-la ou não. O teste de farmácia pode ser feito a partir do primeiro dia de atraso da menstruação. Em caso de resultado negativo, aguarde cinco dias para refazê-lo ou recorra ao exame de sangue. Este último, inclusive, é o mais seguro, pois analisa a quantidade do hormônio beta HCG no sangue e, a partir dos valores, é possível estimar há quantas semanas houve a fecundação.
Em quanto tempo aparecem os primeiros sintomas de gravidez?
Agora que já conhecemos os sintomas, vem uma outra pergunta: quando é que eles aparecem? Ainda que o corrimento rosa possa aparecer logo nas primeiras horas ou dias, o mais comum é que os indícios iniciais comecem a surgir somente a partir da quinta semana.
Quantos dias dá para saber se está grávida?
O beta HCG é um hormônio produzido exclusivamente durante a gestação. Isso significa que a concentração desta substância aumenta de acordo com o tempo de gravidez, tornando possível descobri-la ainda na primeira semana. Veja:
-
7 dias: até 25 mUI/mL;
-
4 semanas: 1.000 mUI/mL;
-
5 semanas: 3.000 mUI/mL;
-
6 semanas: 6.000 mUI/mL;
-
7 semanas: 20.000 mUI/mL;
-
8 a 10 semanas: 100.000 mUI/mL.
É importante consultar seu ginecologista assim que a gestação for confirmada para que o profissional dê início ao acompanhamento pré-natal, momento em que a mulher passa por todos os exames necessários para o cuidado da saúde da mãe e do bebê.
O CHN mulher e a maternidade do CHN contam com toda a estrutura, conforto e segurança para receber a gestante durante toda a gravidez, desde as consultas de pré-natal até o momento do parto. Contamos com tecnologia de alta performance para exames e acompanhamento e equipe multidisciplinar experiente e pronta para lidar com gravidez de alto risco e outros quadros de alta complexidade da área.