Logon
Blog

Principais exames e cuidados feitos durante o pré-natal

Manter consulta com o obstetra de confiança e fazer os exames indicados é essencial para manter a saúde

​Em meio à felicidade da descoberta da gravidez e todas as expectativas que chegam junto com este momento, é muito importante priorizar a saúde tanto do bebê quanto da gestante e iniciar os cuidados de pré-natal o quanto antes com seu médico de confiança.

Segundo a dra. Daniela Machado, coordenadora do setor de Obstetrícia do CHN, o pré-natal é um conjunto de consultas, exames e cuidados que devem ser seguidos pela futura mãe para que a gravidez evolua da melhor forma possível durante a gestação até o momento do nascimento. Nele, a gestante fará consultas regulares com seu obstetra para acompanhar todo o desenvolvimento do bebê e tirar dúvidas que possam surgir no meio do caminho.

“Outra grande importância do pré-natal está relacionada às doenças ligadas à gestação, tanto na futura mãe quanto no bebê. É através dessas consultas e dos exames solicitados pelo obstetra que ele poderá detectar, ainda no início, alguma doença no feto ou alteração na gestante, como diabetes gestacional ou hipertensão na gravidez, também conhecida como pré-eclâmpsia"

Além do pré-natal, a gestante também deve adotar um estilo de vida mais saudável durante a gestação. Priorizar uma alimentação saudável; ingerir bastante água ao longo do dia; manter a atividade física moderada, sempre com acompanhamento médico; e parar ou ao menos interromper o tabagismo e a ingestão de álcool são hábitos que devem ser adotados.

Exames mais importantes do pré-natal

  • Exame de sangue: identificam fator Rh; tipagem sanguínea; taxa de glicose; anemia; presença dos vírus HIV, citomegalovírus, hepatites B e C, rubéola e sífilis; e parasitas, como a toxoplasmose;
  • Urina e fezes: detectam infecções com potencial de ameaçar a saúde da mãe ou do bebê – que podem contribuir para o parto prematuro;
  • Ultrassonografias: avaliam a idade gestacional, o desenvolvimento do bebê, riscos de malformação e possibilidades do parto ser prematuro. A gestante deve fazer ao menos uma em cada trimestre.

Segundo a dra. Daniela, as consultas de pré-natal devem ser mensais até o segundo trimestre, por volta da 32ª semana, e quinzenais entre o sétimo e o oitavo mês. Quando a gestante chegar na reta final, ela deve consultar-se com o obstetra uma vez por semana ou conforme indicação do especialista.

O vínculo de confiança entre os pais e o obstetra que acompanha a gestante é essencial para tornar a gravidez um dos momentos mais felizes possíveis para uma família. Para isso, mantenha o diálogo sempre aberto e tire todas as dúvidas que surgirem para que o diálogo seja sempre transparente e benéfico para a gestante.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .