Logon
Blog

Pré-Natal pode evitar complicações da Covid-19

O acompanhamento médico regular e a realização de exames devem ser prioridade durante a gravidez

​​A gestação é um período no qual as mulheres devem se proteger ao máximo do risco de infecções, sobretudo pelo novo coronavírus. Como a Covid-19 é uma enfermidade progressiva, há um perigo maior de complicações e evolução para casos mais graves. Fundamental para todas as grávidas, o pré-natal é um aliado para prevenir doenças e problemas de saúde durante o período de gestação e evitar complicações na hora do nascimento do bebê. Assim, não deve ser deixado de lado, nem mesmo durante a pandemia.

Embora não haja evidências de que as gestantes têm mais risco de contrair a Covid-19 do que a população em geral, por causa das mudanças naturais do corpo no período da gestação, sem contar as alterações no sistema imunológico, elas podem sofrer de forma mais severa com infecções respiratórias. Por isso, os cuidados normais dessa etapa precisam ser redobrados, e as consultas pré-natais devem continuar. Também é imprescindível a observação de sinais de doenças, como tosse, febre ou dificuldades para respirar, e a busca por atendimento médico para avaliação.

Quais são os riscos?

Segundo a Dra. Daniela Machado, coordenadora do Setor de Obstetrícia do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), “a forma grave da Covid-19 pode apresentar risco de a grávida evoluir para uma infecção respiratória grave e isso pode fazer com seja necessário o parto prematuro, para dar o suporte a essa mãe. E o bebê pode ter complicações em decorrência disso", explica.

Estou grávida, como posso me proteger?

É fundamental que a gestante mantenha os cuidados de prevenção com base nas recomendações dos órgãos de saúde, como evitar, sempre que possível, sair de casa; usar álcool gel/líquido 70% para a higienização das mãos ou lavar as mãos constantemente com água e sabão, utilizar máscara adequadamente sempre que sair e evitar ambientes com grande fluxo de pessoas e locais fechados e pouco arejados. 

Além disso, é primordial que a gestante não interrompa o pré-natal e continue realizando os exames solicitados. Essa medida protege a mãe e o bebê, uma vez que torna possível acompanhar o surgimento de doenças para que o tratamento seja feito o quanto antes, o que evita o risco de complicações, como pré-eclâmpsia, ruptura prematura de membrana e contrações irregulares.

Para as gestantes que contraíram a Covid-19, é necessário preservar o isolamento e ficar em contato com o obstetra para que, caso haja alterações de saúde, ela vá para o hospital fazer exames.

 Tenho sintomas de Covid-19 ou testei positivo para a doença. E agora?

Como as gestantes com sintomas compatíveis com a Covid-19 ou com o diagnóstico confirmado da enfermidade podem precisar de cuidados especiais ao longo da gravidez para combater o vírus, todas as que chegarem ao CHN serão testadas para rastreio do novo coronavírus. Segundo a Dra. Daniela Machado, elas terão atendimento de alta qualidade antes, durante e após o parto. Aquelas que já estiverem na reta final da gestação serão recebidas em fluxo especial de proteção, com toda a segurança para ela e para a equipe de profissionais de saúde.

Caso a gestante esteja em outra localidade e com sintomas compatíveis com a doença, é indicado que ela busque a orientação de seu obstetra para saber a necessidade de realizar o exame de rastreio de Covid-19. Ele é o melhor profissional para orientá-la sobre o que fazer durante a gravidez.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .