Logon
Blog

Miomas: sintomas, causas e tratamento

Nem todos os miomas precisam de tratamento, bastando o acompanhamento médico. Saiba quais são os casos que requerem intervenções cirúrgicas

​​​

Os miomas, também chamados de miomatose uterina, são nódulos benignos relativamente comuns entre as mulheres e devido ao seu caráter assintomático, muitas pacientes nem sabem que convivem com a alteração. Outras, porém, podem apresentar sangramento e cólica intensos. Por isso, é importante conscientizar a população feminina de que sentir dor não é normal e requer avaliação médica. No blog de hoje, a Dra. Daniela Selano, coordenadora da obstetrícia do CHN, explica o que é mioma, quais sintomas indicam a necessidade de consultar um ginecologista e quais os tratamentos disponíveis.

 

O que são miomas?

O mioma é um nódulo que se desenvolve no útero de mulheres em idade reprodutiva, como resposta ao estímulo do estrogênio, conhecido como hormônio feminino. Dessa forma, é constituído principalmente por fibras características do órgão, mas desorganizadas.

Apesar de ter causa desconhecida, sabemos que seu crescimento está relacionado a fatores hormonais e por isso, diminui de tamanho após a menopausa. Podem variar em tamanho e quantidade..

 

 Quais são os sintomas de miomas?

Os sintomas dos miomas variam de acordo com sua localização e tamanho. Sendo assim, tumores pequenos podem não apresentar sinais, enquanto os maiores ou mais próximos do endométrio tendem a causar:

  • Alterações do hábito intestinal e urinário;
  • Cólica fora do período menstrual;
  • Dificuldade para engravidar ou aborto espontâneo no primeiro trimestre;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Hemorragia;
  • Inchaço abdominal;
  • Menstruações irregulares.

 

Quais são os tipos de miomas uterinos?

Existem três tipos de miomas uterinos e eles se diferem pela área​ atingida:

  • Intramural: meio da parede do útero;
  • Subseroso: região interna do útero;
  • Submucoso: se desenvolve na parte central do útero, próximo ao endométrio.


Como os miomas são diagnosticados?

Além de consultar um ginecologista periodicamente, a Dra. Daniela Selano ressalta que é importante que a paciente esteja atenta aos sinais que o corpo manda e relate qualquer anormalidade ao profissional, que irá realizar o exame ginecológico e caso haja suspeita de mioma, solicitará análises complementares, como o ultrassom transvaginal e quando necessário, ressonância magnética.

 

Quais os tratamentos recomendados?

O tratamento dos miomas é individualizado e leva em conta fatores como a condição clínica e a idade da mulher. Segundo a Dra. Daniela, a abordagem pode ser conservadora para controle da dor e do sangramento, bem como cirúrgico. “Podemos remover apenas o mioma, realizar histerectomia (retirada do útero) a depender da localização e tamanho do tumor ou embolização. Esta última visa diminuir o tamanho do nódulo e é indicada para pacientes jovens e que desejam engravidar".

A médica ainda ressalta que não existe medicamento que faça o mioma sumir:

“É uma condição benigna que deve ser acompanhada pelo médico, mas só será tratada quando causa sangramento incontrolável, dor ou atinge um tamanho exagerado", complementa.


 CHN Mulher: comodidade e facilidade, tudo no mesmo lugar

O CHN mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura, sendo o único serviço com foco nessa especialidade nas regiões Norte e Leste fluminenses. Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN, nossa maternidade, ele reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento com muita comodidade e facilidade, sendo conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.

Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para realização de exames de ultrassonografia; e uma sala de cardiotocografia; além de laboratório.

Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até a alta hospitalar, após o nascimento do bebê, também dispomos de uma ampla gama de serviços, tais como programa de fertilidade da mulher, acompanhamento de gestantes de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal, atendimento dedicado à amamentação e outros.

Pensando no cuidado integrado à paciente, o CHN mulher dispõe de um banco de dados integrado à nossa emergência obstétrica, localizada na Unidade III, para que o histórico de consultas e exames da paciente que realizar seu pré-natal conosco seja acessado automaticamente. O espaço ainda abriga um posto do Sérgio Franco para coleta de material para exames laboratoriais, além de um sistema integrado com a emergência obstétrica do hospital para disponibilização do histórico médico da gestante.

 

Serviços dedicados à saúde da mulher

  • Consulta obstétrica e ginecológica;
  • Núcleo de endometriose;
  • Serviço de imagem;
  • Procedimentos clínicos e cirúrgicos;
  • Cardiotocografia;
  • Serviço interligado à medicina fetal (cirurgia intrauterina e cardíaca).

Para mais agendar uma consulta ou obter mais informações, consulte nossos canais de atendimento.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .