Logon
Blog

Cuidados que pacientes diabéticos precisam ter com doenças vasculares

Estilo de vida saudável contribui para controlar o diabetes e evitar complicações

​​​O diabetes é uma das doenças crônicas mais desafiadoras da atualidade. Atingindo mais de 463 milhões de adultos no mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o diabetes pode trazer diversas complicações para a saúde e impactar negativamente na qualidade de vida do paciente. Um dos principais riscos do  paciente diabético é a predisposição a doenças cardíacas e vasculares.

Segundo a dra. Katia Luz, cardiologista do CHN, pacientes com diagnóstico confirmado de diabetes cuja doença não esteja sob controle têm até quatro vezes mais chances de falecer devido a problemas no coração e nas vasos periféricos - veias e artérias - em comparação com quem não tem essa condição. Um dos cenários mais comuns está relacionado às doenças vasculares.

“Um dos fatores determinantes para as doenças vasculares em pacientes diabéticos é o excesso de gorduras e o alto índice de açúcar presente no sangue. A longo prazo, ao ser combinado com os ácidos graxos também presentes na corrente sanguínea, o açúcar pode alterar a composição dos vasos, podendo causar o famoso 'pé diabético', uma condição em que surgem úlceras na região que podem complicar a saúde do paciente"

Outra condição comum é a trombose​. Mais frequente entre o público feminino, ela ocorre quando há a formação de coágulos sanguíneos, geralmente nos membros inferiores, que obstruem a parede da veia e dão início a um processo de inflamação da área. O maior risco para o paciente é que esse coágulo se desloque e seja levado pelo sangue até o coração ou ao sistema respiratório, interferindo no seu funcionamento ideal.

Principais fatores de risco para o desenvolvimento da trombose

  • Diagnóstico confirmado de diabetes;
  • Histórico familiar (incluindo casos de câncer);
  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Rotina pouco ativa ao longo do dia;
  • Viagens longas frequentes;
  • Presença de varizes;
  • Uso de anticoncepcional


Os principais sintomas da trombose são o inchaço na área, vermelhidão, sensação de calor localizada e dor. Ao sinal de um ou mais desses quadros, a dra. Katia indica que o paciente busque a orientação de um especialista para avaliar sua saúde e a necessidade de iniciar o tratamento adequado. Para diminuir as chances de desenvolver doenças cardiometabólicas​, é preciso saber como prevenir a diabetes ou controlar a doença; adotar um estilo de vida mais saudável com a prática de exercícios regulares; evitar o tabagismo; combater a obesidade e o sedentarismo; e movimentar as pernas ao longo do dia – especialmente quem trabalha muito tempo sentado. A glicemia de jejum​ é um ótimo exame para saber se a diabetes está controlada ou não.

CHN inaugura ambulatório dedicado à Medicina Vascular

​Recentemente, o SER CHN – Soluções Médicas Integradas, localizado na Unidade II, abriu as portas para o ambulatório de Medicina Vascular. Contando com equipe multidisciplinar especializada e acompanhamento integral do paciente, o espaço é focado na avaliação e tratamento de quadros como varizes, desordens linfáticas e doenças vasculares periféricas – além da abordagem cirúrgica com técnicas endovasculares para doenças da carótida. Saiba mais sobre o serviço pelo telefone (21) 2729-1000 (opção 1).

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .