Logo

Institucional

3 minutos de leitura

Miomas: sintomas, causas e tratamento

Nem todos os miomas precisam de tratamento, bastando o acompanhamento médico. Saiba quais são os casos que requerem intervenções cirúrgicas
DS
Dra. Daniela Selano - Coordenadora de obstetrícia Atualizado em 11/05/2023

Os miomas, também chamados de miomatose uterina, são nódulos benignos relativamente comuns entre as mulheres e devido ao seu caráter assintomático, muitas pacientes nem sabem que convivem com a alteração. Outras, porém, podem apresentar sangramento e cólica intensos. Por isso, é importante conscientizar a população feminina de que sentir dor não é normal e requer avaliação médica. No blog de hoje, a Dra. Daniela Selano, coordenadora da obstetrícia do CHN, explica o que é mioma, quais sintomas indicam a necessidade de consultar um ginecologista e quais os tratamentos disponíveis.

O que são miomas?

O mioma é um nódulo que se desenvolve no útero de mulheres em idade reprodutiva, como resposta ao estímulo do estrogênio, conhecido como hormônio feminino. Dessa forma, é constituído principalmente por fibras características do órgão, mas desorganizadas.

Apesar de ter causa desconhecida, sabemos que seu crescimento está relacionado a fatores hormonais e por isso, diminui de tamanho após a menopausa. Podem variar em tamanho e quantidade..

Quais são os sintomas de miomas?

Os sintomas dos miomas variam de acordo com sua localização e tamanho. Sendo assim, tumores pequenos podem não apresentar sinais, enquanto os maiores ou mais próximos do endométrio tendem a causar:

  • Alterações do hábito intestinal e urinário;
  • Cólica fora do período menstrual;
  • Dificuldade para engravidar ou aborto espontâneo no primeiro trimestre;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Hemorragia;
  • Inchaço abdominal;
  • Menstruações irregulares.

Quais são os tipos de miomas uterinos?

Existem três tipos de miomas uterinos e eles se diferem pela área atingida:

  • Intramural: meio da parede do útero;
  • Subseroso: região interna do útero;
  • Submucoso: se desenvolve na parte central do útero, próximo ao endométrio.

Como os miomas são diagnosticados?

Além de consultar um ginecologista periodicamente, a Dra. Daniela Selano ressalta que é importante que a paciente esteja atenta aos sinais que o corpo manda e relate qualquer anormalidade ao profissional, que irá realizar o exame ginecológico e caso haja suspeita de mioma, solicitará análises complementares, como o ultrassom transvaginal e quando necessário, ressonância magnética.

 

Quais os tratamentos recomendados?

O tratamento dos miomas é individualizado e leva em conta fatores como a condição clínica e a idade da mulher. Segundo a Dra. Daniela, a abordagem pode ser conservadora para controle da dor e do sangramento, bem como cirúrgico. “Podemos remover apenas o mioma, realizar histerectomia (retirada do útero) a depender da localização e tamanho do tumor ou embolização. Esta última visa diminuir o tamanho do nódulo e é indicada para pacientes jovens e que desejam engravidar".

A médica ainda ressalta que não existe medicamento que faça o mioma sumir:

“É uma condição benigna que deve ser acompanhada pelo médico, mas só será tratada quando causa sangramento incontrolável, dor ou atinge um tamanho exagerado", complementa.

 CHN Mulher: comodidade e facilidade, tudo no mesmo lugar

O CHN mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura, sendo o único serviço com foco nessa especialidade nas regiões Norte e Leste fluminenses. Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN, nossa maternidade, ele reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento com muita comodidade e facilidade, sendo conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.

Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para realização de exames de ultrassonografia; e uma sala de cardiotocografia; além de laboratório.

Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até a alta hospitalar, após o nascimento do bebê, também dispomos de uma ampla gama de serviços, tais como programa de fertilidade da mulher, acompanhamento de gestantes de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal, atendimento dedicado à amamentação e outros.

Pensando no cuidado integrado à paciente, o CHN mulher dispõe de um banco de dados integrado à nossa emergência obstétrica, localizada na Unidade III, para que o histórico de consultas e exames da paciente que realizar seu pré-natal conosco seja acessado automaticamente. O espaço ainda abriga um posto do Sérgio Franco para coleta de material para exames laboratoriais, além de um sistema integrado com a emergência obstétrica do hospital para disponibilização do histórico médico da gestante.

Serviços dedicados à saúde da mulher

  • Consulta obstétrica e ginecológica;
  • Núcleo de endometriose;
  • Serviço de imagem;
  • Procedimentos clínicos e cirúrgicos;
  • Cardiotocografia;
  • Serviço interligado à medicina fetal (cirurgia intrauterina e cardíaca).

Para mais agendar uma consulta ou obter mais informações, consulte nossos canais de atendimento.

Escrito por
DS

Dra. Daniela Selano

Coordenadora de obstetrícia
Escrito por
DS

Dra. Daniela Selano

Coordenadora de obstetrícia