Logon
Blog

Hipertensão arterial: o que é, quais os tipos e sintomas mais comuns?

Variação no nível da pressão pode influenciar em outras doenças cardiovasculares

​Não há dúvidas de que o hábito de nos reunirmos em torno de uma mesa é também afetivo. Afinal, quem não gosta de comemorar um momento especial ou simplesmente relaxar tomando um drinque e comendo uma comidinha gostosa? 

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que as celebrações não se tornem um grande problema. Lamentavelmente, os alimentos que mais agradam nosso paladar também são aqueles mais prejudiciais à saúde – os ricos em sal e gordura, por exemplo – e que devem ser consumidos com moderação. No entanto, além desses alimentos, você sabia que as bebidas alcoólicas também contribuem para a famosa “pressão alta"? É sobre isso que vamos falar aqui, sobre as causas da hipertensão arterial e como evitá-las.​

O que é hipertensão arterial?​

O coração é o órgão central do sistema circulatório. Ele é responsável por bombear sangue para várias partes do corpo, incluindo o pulmão. Ter “pressão alta" significa que as artérias sofrem de um estreitamento e, por isso, o coração precisa fazer mais força para distribuir e receber o sangue. 

Silenciosa e “democrática", é uma das doenças cardiovasculares mais comuns no mundo. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, mais de 38 milhões de brasileiros convivem com a hipertensão arterial. Apesar de a maioria dos pacientes hipertensos ter idade mais avançada – homens com mais de 50 anos e mulheres acima dos 55 –, a hipertensão pode afetar pessoas de todas as idades, até mesmo crianças. Muitas delas chegam a viver anos sem ter conhecimento de sua condição, pois os sintomas costumam aparecer apenas em situações mais críticas. 

Muitos fatores podem influenciar o surgimento dessa doença, como estilo de vida sedentário, consumo elevado de sal, obesidade, tabagismo, histórico familiar ou estresse. Quando não controlada, pode causar infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e até impotência sexual. 

A única forma de prevenir a hipertensão arterial, ou mesmo retardar seu surgimento, é com a mudança de estilo de vida, por meio da prática de atividades físicas, do controle do peso e da redução do excesso de sal e de bebidas alcoólicas, pela interrupção do tabagismo e o controle do estresse. A prática de exercícios deve ser individualizada e, de preferência, orientada por profissionais especializados. Em relação à forma de lidar com o estresse, existem diversas maneiras que hoje são acessíveis, como a prática de meditação e ioga. Além disso, é importante ressaltar que, apesar de a maioria dos pacientes hipertensos ter idade mais avançada, muitos fatores podem contribuir para o surgimento dessa doença, como já apresentamos aqui. Portanto, levar uma vida mais saudável ainda na juventude é essencial para prevenir e também remediar o problema. 

Tipos de hipertensão arterial 

Em caso de sintomas como dor de cabeça, tontura ou dor no peito, é preciso procurar um médico o quanto antes, pois, como dito anteriormente, essa doença é silenciosa e dá sinais apenas em fases mais avançadas. 

O diagnóstico é feito com base na aferição da pressão arterial em repouso. Caso os valores sejam iguais ou maiores que 14 por 9, confirma-se o quadro e inicia-se o tratamento, de acordo com o tipo de hipertensão arterial, que pode ser: 

  • hipertensão arterial sistêmica – condição em que os níveis de pressão se mantêm altos de forma ininterrupta, podendo causar complicações como insuficiência cardíaca, doença renal crônica, arritmia e aneurisma;
     
  • hipertensão arterial pulmonar – nesse caso, o sangue não circula bem pelos pulmões e se acumula. O coração, sobrecarregado, precisa se esforçar ainda mais para bombeá-lo. Seus sintomas são falta de ar, cansaço progressivo e desmaio.

Como é o tratamento?

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser controlada por meio de tratamento adequado indicado pelo cardiologista. Depois de uma avaliação integral da saúde que ocorre em uma consulta especializada e, em alguns casos, com o auxílio de exames complementares, o cardiologista poderá determinar o melhor método a ser seguido por cada paciente, sempre incluindo orientações como mudanças no estilo de vida e, quando indicado, medicamentos específicos. As medições frequentes da pressão arterial, seja no consultório, seja com aparelhos validados em casa, é uma maneira eficaz de monitorar a doença, de acordo com a orientação de seu médico.

O Instituto Cardiovascular (ICV) do CHN oferece atendimento personalizado de excelência em diversas frentes da cardiologia. Contamos com tecnologia de ponta para diagnóstico e tratamento, protocolos especiais para quadros de alta complexidade, emergência exclusiva, corpo clínico experiente e equipe multidisciplinar especializada em cardiologia. Desenvolvemos uma linha de cuidado integrada em que o paciente é acompanhado desde as consultas ambulatoriais, no SER CHN – Soluções Médicas Integradas, até a pós-alta hospitalar, com orientação por telemedicina.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .