Logon
Blog

Dez dicas de como aumentar a longevidade com hábitos saudáveis

Com mudanças na rotina, é possível alcançar a longevidade e viver com independência e qualidade de vida

​​​Todo mundo quer ter longevidade para realizar seus sonhos e planos. Por isso, ainda que não seja possível permanecer jovem para sempre, adotar uma rotina saudável pode retardar alguns aspectos do envelhecimento. A seguir, o Dr. Felipe Ribeiro Henriques, médico da Direção Técnica do CHN, dá dez dicas que aumentam a longevidade.

Mantenha uma dieta equilibrada

Ter bons hábitos alimentares, sem dúvida, é um dos principais fatores para manter um corpo sadio, pois substâncias como proteínas, minerais, açúcares e vitaminas quando em excesso ou em déficit podem causar (ou agravar) alterações como anemia, diabetes e hipertensão, por exemplo. Evite alimentos ultraprocessados​, refrigerantes, comidas ricas em corantes e outras opções desse tipo. Para ajudar a compor uma dieta balanceada e nutritiva, busque a orientação de profissionais como nutricionistas e nutrólogos, que são capacitados para definir planos alimentares levando em consideração as necessidades de cada organismo.

Esses especialistas observam, inclusive, as especificidades de pacientes com restrições alimentares, como os vegetarianos, já que nenhuma mudança nutricional que restrinja ou elimine elementos da dieta – como a carne – deve ser feita sem a adequada avaliação e orientação de um profissional da área da nutrição, muito menos incentivada por amigos, sites ou mídias sociais.

Evite situações estressantes

É claro que, com as demandas diárias, não é possível se manter longe do estresse. No entanto, o ideal é evitá-lo sempre que possível, pois, para o corpo, o estresse é um estado de ameaça. Dessa forma, alguns dos mecanismos de defesa acionados são: músculos tensionados; respiração ofegante; aumento da frequência cardíaca; transpiração; hiperglicemia e interrompimento da digestão, ou seja, um organismo sobrecarregado.

Cultive um hobby que traga realização pessoal

Reservar um tempo para atividades de lazer é importante para aliviar o estresse e manter a mente ativa com assuntos que despertem o prazer. Tirar um momento do dia para se dedicar a algum tipo de esporte, leitura, artes, jogos e filmes é uma boa pedida e contribui para a saúde mental.

Invista em atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos é um hábito saudável que deveria estar presente no dia a dia de todos. Dedicar-se à musculação, à corrida ou ao esporte que mais interessar – sob a supervisão de um profissional adequado – traz muitas vantagens, como melhora da circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, redução do risco de cardiopatias, controle da glicemia e ativação dos circuitos cerebrais.

Não fume (ou abandone o tabaco)

A nicotina, substância presente no cigarro, causa dependência química e tem relação com mais de 55 doenças, incluindo o câncer de boca e de pulmão.

Mantenha o sono regular

O sono tem função restauradora, e é essencial priorizar o período da noite para isso, pois, sem estímulos de luz e som, o corpo está suficientemente relaxado para realizar a síntese de proteínas, o crescimento muscular, a reposição de energia e a regulação do metabolismo. Especialistas orientam uma média de 8 horas de sono por dia, para os adultos; para os adolescentes, entre 8 e 10 horas; crianças, de 9 a 13 horas e os bebês precisam dormir entre 12 e 16 horas por dia.

Hidrate-se!

A ingestão de água, sucos naturais e água de coco auxilia no bom funcionamento do organismo, na aparência e textura da pele, na circulação sanguínea e até na memória. Consuma cerca de três litros de água por dia ou ao menos 30 mL por quilo, inclusive no inverno.

Seja ativo socialmente

Desde o primeiro trimestre de 2020, estamos vivendo em isolamento social, medida necessária para o controle da pandemia de Covid-19. Num período tão difícil e de tantas perdas, muitas pessoas têm sentido falta de conviver socialmente. Para esse momento, as chamadas de vídeo são uma alternativa para, por meio da tecnologia, estarmos mais próximos daqueles que não podemos encontrar pessoalmente.

Não deixe de se vacinar

Referência mundial em programa de imunização, o Brasil erradicou diversas patologias. Até os anos 1980, coqueluche, rubéola e poliomielite eram consideradas epidemia entre os brasileiros. Muitas doenças complexas podem ser evitadas pela vacinação, assim, esteja com as vacinas de sua faixa etária em dia! Consulte um médico capacitado para orientá-lo, fuja de informações imprecisas e de fontes duvidosas.

Visite um médico regularmente

Consultar seu médico de confiança com regularidade é essencial para cuidar da saúde. Realizar um check-up anual pode ajudar a identificar qualquer mudança no organismo, assim como diagnosticar alguma doença que ainda esteja em início de desenvolvimento e tratá-la antes que piore.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .