Logo

Sua saúde

3 minutos de leitura

Tumor Cerebral: sintomas, causas e tratamento

Tumor cerebral é o crescimento de uma massa de células anormais dentro do cérebro ou de estruturas do sistema nervoso próximas a ele.
MT
Dr. Marcos Tulius - Neurologista Atualizado em 13/12/2023

O tumor cerebral é o crescimento de uma massa de células anormais na região do cérebro. Por se tratar de um órgão fundamental para o corpo, é um quadro de saúde delicado que inspira cuidados. Continue a leitura para compreender melhor o que é a doença e como tratá-la. 

O que é tumor cerebral?

Um tumor cerebral ocorre quando há o crescimento de células anormais no cérebro, nas membranas que revestem o órgão (as meninges) e/ou na medula espinhal.  

Os tumores cerebrais podem ser benignos (não canceroso) ou malignos (cancerosos). 

Tipos de tumor cerebral

Os tumores cerebrais são classificados de acordo com a sua origem, as características celulares e o seu comportamento (agressivo ou indolente, que cresce de forma mais lenta).  

Os tipos mais comuns de tumor cerebral são:  

  • Gliomas: tumores que se desenvolvem a partir das células gliais, que são células de suporte do sistema nervoso central. 

  • Meningeoma: são tumores que se desenvolvem a partir das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.  

  • Astrocitoma: um tipo de glioma que se desenvolve a partir de astrócitos, que são células gliais que ajudam a fornecer suporte e nutrição às células nervosas. 

  • Glioblastoma: é considerado o tipo mais maligno do astrocitoma. 

  • Meduloblastoma: se formam no cerebelo e podem se espalhar para a coluna ou outras partes do corpo. Ocorre com maior frequência entre crianças.  

Estes são os tumores primários, ou seja, que se originam no cérebro mesmo. No entanto, também podemos ter tumores cerebrais que são originados a partir de metástases de outros tumores, tais como o de pulmão, mama e melanoma, que com frequência atingem o cérebro. 

Sintomas de um tumor cerebral

  • Os sintomas de um tumor cerebral podem variar dependendo da localização e do tamanho do tumor. Alguns sintomas comuns incluem: 

  • Dores de cabeça nova ou piora de uma dor pré-existente; 

  • Crise convulsiva; 

  • Distúrbios cognitivos, como problemas de memória ou de concentração; 

  • Problemas na fala, na audição e na visão; 

  • Alteração de comportamento; 

  • Dificuldades de equilíbrio ou coordenação. 

  • Confusão mental. 

Possíveis causas do tumor cerebral

As causas exatas dos tumores cerebrais primários ainda são desconhecidas, mas fatores genéticos, exposição a radiações ionizantes e histórico familiar podem aumentar o risco para desenvolver o problema.  

Qual médico especialista no tratamento de tumores no cérebro

O médico especialista no tratamento de tumores no cérebro é o neurocirurgião. No entanto, o diagnóstico e o tratamento de um tumor cerebral podem envolver uma equipe multidisciplinar de especialistas, incluindo neurologistas, neuro-oncologistas e radioterapeutas. 

Como é o diagnóstico?

RNM e tomografia do cérebro inicialmente. Uma biópsia para a determinação do tipo de tumor. 

O diagnóstico de um tumor cerebral envolve uma combinação de exames neurológicos, como ressonância magnética (RM) e tomografia computadorizada (TC), além de análises de líquido cefalorraquidiano. A biópsia também é importante pois ajuda a determinar o tipo de tumor.  

Formas de tratamento para o tumor cerebral

Na maioria das vezes, o tratamento para tumor cerebral é cirúrgico, com a ressecção (remoção) completa dele. Em alguns casos, também pode ser necessário complementar a cirurgia com quimioterapia ou radioterapia, dependendo do tipo de tumor.

Escrito por
MT

Dr. Marcos Tulius

Neurologista
Escrito por
MT

Dr. Marcos Tulius

Neurologista