Logo

Sua saúde

4 minutos de leitura

Saúde da mulher: prevenção, especialidades e cuidados

Cuidado integral proporciona mais longevidade e qualidade de vida
DS
Dra. Daniela Selano - Coordenadora de obstetrícia Atualizado em 20/04/2023

Em 2019, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), mostrou que, naquele ano, as mulheres representavam 51,8% da população brasileira. Além de serem maioria, elas sempre tiveram papel essencial na construção da sociedade, em diferentes frentes, do cuidado às fórmulas científicas. Dos anos 1950 para cá, a atenção à saúde feminina vem se ampliando de forma a não se atentar apenas aos aspectos materno-fetal, mas de olhar o bem-estar por completo. Entrevistamos a Dra. Daniela Selano, coordenadora da obstetrícia do CHN, para conhecer os principais cuidados com a saúde da mulher e como eles impactam na qualidade de vida.

 Qual a importância dos cuidados com a saúde da mulher?

Quando falamos em saúde feminina é impossível não mencionar dor nos seios e na região pélvica, as consultas ginecológicas de rotina, ou a importância do Papanicolau e da mamografia para a prevenção ou detecção precoce do câncer de colo do útero e de mama, respectivamente. Entretanto, vários outros aspectos também merecem atenção e acompanhamento de rotina para evitar complicações, confira mais abaixo.

Quais são as especialidades focadas na saúde feminina?

Além da ginecologia, que cuida especificamente da genitália e do sistema reprodutor feminino, outras especialidades também são importantes para a manutenção da qualidade de vida da mulher. Veja algumas:

  • Otorrinolaringologia: cuida da audição, das vias respiratórias, da garganta e das cordas vocais;
  • Urologia: há um equívoco quanto ao trabalho do urologista e muitas pessoas acreditam que ele é o “médico do homem". Porém, ele é o médico especialista no aparelho urinário e trata doenças como infecção e incontinência urinária, por exemplo;
  • Ortopedia: trata de problemas musculares e ósseos. À medida que as mulheres envelhecem, os desequilíbrios hormonais da menopausa favorecem a perda de massa óssea e podem causar osteoporose;
  • Infectologia: o infectologista é procurado, principalmente, durante a gravidez, pois doenças como Zika, toxoplasmose e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) podem prejudicar o bebê;
  • Angiologia: cuida da circulação e se dedica ao tratamento de questões como varizes e AVC;
  • Endocrinologia: investiga disfunções hormonais que podem ter origem ginecológica;
  • Dermatologia: previne e trata doenças relacionadas à pele, pelos, cabelos e às unhas;
  • Cardiologia: o coração é considerado o órgão mais importante do nosso corpo e cardiopatias podem refletir negativamente em outras áreas do corpo.

 

Qual o papel de um hospital especializado em saúde da mulher?

A Dra. Daniela chama atenção para a rotina atribulada das mulheres e a importância de ter diversas especialidades em um mesmo lugar, como ocorre no CHN: “hoje em dia, o tempo é um dos nossos bens mais valiosos e por isso, precisamos de praticidade para realizar as consultas e exames em um local dedicado à saúde da mulher".

 

Sobre a saúde mental feminina

Com as mudanças sociais, as mulheres têm investido cada vez mais em suas carreiras. Porém, em casa, ainda são elas que mais se responsabilizam pelos afazeres domésticos e cuidado com os filhos, o que causa sobrecarga e pode levar à depressão, ansiedade, estresse e até burnout. Contar com acompanhamento psicológico ajuda na manutenção da saúde mental.

 

Quais os impactos da menopausa na saúde da mulher?

A menopausa é caracterizada pelo fim da fase da reprodutiva, que acontece por volta dos 50 anos, e é representada pela última menstruação. Já o período de transição da fase reprodutiva para a não-reprodutiva se chama climatério e é marcado por ciclos irregulares. Estas duas fases podem até ser assintomáticas para algumas mulheres, mas a maioria delas apresenta sintomas como ondas de calor (fogachos), incontinência urinária, irritabilidade, depressão, ganho de peso, redução da libido, melancolia e maior risco de desenvolver cardiopatias.

Os riscos da trombose em mulheres

Mais conhecido como trombose, o tromboembolismo se refere à formação de trombos (coágulos de sangue) que podem entupir veias e artérias de modo a comprometer a circulação sanguínea. Sedentarismo, permanecer na mesma posição por longos períodos e a gestação aumentam o risco para trombose. A especialista diz ainda que, cada vez mais, os profissionais de saúde se atentam à obesidade, tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas como fatores que contribuem para o problema.

 

CHN Mulher: comodidade e facilidade, tudo no mesmo lugar

O CHN mulher é um espaço totalmente focado no atendimento de gestantes em Niterói para proporcionar uma gravidez tranquila e segura, sendo o único serviço com foco nessa especialidade nas regiões Norte e Leste fluminenses. Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN, nossa maternidade, ele reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento com muita comodidade e facilidade, sendo conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada.

Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para realização de exames de ultrassonografia; e uma sala de cardiotocografia; além de laboratório.

Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até a alta hospitalar, após o nascimento do bebê, também dispomos de uma ampla gama de serviços, tais como programa de fertilidade da mulher, acompanhamento de gestantes de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal, atendimento dedicado à amamentação e outros.

Pensando no cuidado integrado à paciente, o CHN mulher dispõe de um banco de dados integrado à nossa emergência obstétrica, localizada na Unidade III, para que o histórico de consultas e exames da paciente que realizar seu pré-natal conosco seja acessado automaticamente. O espaço ainda abriga um posto do Sérgio Franco para coleta de material para exames laboratoriais, além de um sistema integrado com a emergência obstétrica do hospital para disponibilização do histórico médico da gestante.

Serviços dedicados à saúde da mulher:

  • Consulta obstétrica e ginecológica;
  • Núcleo de endometriose;
  • Serviço de imagem;
  • Procedimentos clínicos e cirúrgicos;
  • Cardiotocografia;
  • Serviço interligado à medicina fetal (cirurgia intrauterina e cardíaca).

Para mais agendar uma consulta ou obter mais informações, consulte nossos canais de atendimento.

Escrito por
DS

Dra. Daniela Selano

Coordenadora de obstetrícia
Escrito por
DS

Dra. Daniela Selano

Coordenadora de obstetrícia