Você sabe quais são os sinais do AVC? Mais conhecido como derrame, o acidente vascular cerebral (AVC) é um mal súbito causado pelo entupimento ou rompimento de uma artéria do sistema nervoso central. As principais causas desse problema – que pode afetar tanto idosos como pessoas mais jovens – são hipertensão arterial, aneurisma cerebral e problemas na coagulação. Apesar de mais grave, este último é o tipo menos comum, correspondendo a 20% dos casos.
Tipos de AVC
O dr. Marcus Tulius Silva, neurologista e pesquisador do CHN, aponta que existem duas classificações de AVC: hemorrágico e isquêmico. “No primeiro, o acidente é causado pelo rompimento de uma artéria ou veia, resultando em um sangramento local ou difuso que pode causar hematoma, aumento da pressão intracraniana e inchaço cerebral. Já o último é originado pelo entupimento de uma ou mais artérias, o que interrompe o fluxo sanguíneo em algumas regiões do cérebro e interfere nas funções neurológicas. As causas principais do AVC isquêmico são tromboses e embolias", explica o especialista.
O AVC isquêmico é o mais frequente dos tipos: representa 85% dos casos e está normalmente associado a colesterol alto, diabetes, hipertensão arterial, arteriosclerose e tabagismo.
Sintomas do derrame
Por serem súbitos, os sintomas aparecem de forma rápida e podem variar de acordo com o local da lesão cerebral e com o indivíduo. Além disso, podem aparecer isoladamente ou combinados. Conforme dados do Ministério da Saúde, confira cinco sinais de que você pode estar tendo um AVC:
-
perda de força nos músculos de um dos lados do corpo (ou dos dois lados);
-
alteração da sensibilidade ou sensação de formigamento nos membros de um dos lados do corpo;
-
perda súbita de visão em um ou nos dois olhos;
-
dor de cabeça intensa e súbita;
-
dificuldade para falar e compreender o que os outros estão falando.
Veja no vídeo abaixo como reconhecer os sintomas do AVC: