Logon
Blog

Sintomas de trombose na perna e em outros membros: como identificar?

Conheça os principais motivos que levam ao desenvolvimento do quadro

​​​Quando o corpo apresenta sinais que indicam suspeita de coágulo na perna, é primordial que o paciente busque atendimento médico imediato. Isso porque quanto mais cedo os casos de trombose são identificados, maiores são as chances de o paciente retomar a qualidade de vida, por meio do tratamento adequado. O principal sintoma da trombose na perna é o edema (inchaço) na panturrilha ou em toda a perna, geralmente assimétrico, que pode ou não estar associado à dor.

O que é trombose?

A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo (trombo) que causa inflamação na parede do vaso. Normalmente ele se estabelece nos membros inferiores e, por causa da sua estrutura, pode desprender-se e percorrer o curso da circulação venosa, que retorna para os pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, dependendo do tamanho do trombo, há a chance de ocorrer um entupimento, a chamada embolia pulmonar, uma complicação grave que pode acarretar morte súbita. 

Tipos de trombose

Trombose arterial

Quando os trombos bloqueiam as artérias. Um dos exemplos é quando há obstrução total das artérias do cérebro, denominado acidente vascular cerebral (AVC).

Trombose hemorroidária

Sinaliza a formação aguda de trombose na hemorroida.

Trombose Venosa Profunda (TVP)

Conhecida somente como trombose, é o desenvolvimento de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas na parte inferior do corpo, geralmente nos membros inferiores. Essa é a forma mais comum da enfermidade.

O que causa trombose na perna?

A trombose pode ser ocasionada por vários fatores, sendo parte deles de possível prevenção. Por isso é muito importante manter consultas regulares com o médico de confiança e os exames de rotina em dia.

Conheça os principais motivos pelos quais a trombose se forma:

  • ficar muito tempo sentado ou deitado;
  • tabagismo;
  • obesidade;
  • a presença de varizes;
  • gravidez;
  • idade avançada;
  • pacientes com insuficiência cardíaca;
  • pessoas com diagnóstico de câncer;
  • distúrbios de hipercoagulabilidade;
  • hereditariedade;
  • histórico de trombose venosa.

Sintomas de trombose na perna

A trombose venosa profunda pode ser assintomática, mas quando exibe sinais eles geralmente são dor local, vermelhidão, musculatura rígida na região onde o trombo se formou e calor. Os pacientes que passaram por cirurgias de joelho, quadril e possíveis traumas são os mais propensos a contrair a TVP, fazendo parte do grupo de risco.

Complicações relacionadas com a Covid-19

A trombose associada à Covid-19​ vem se tornando uma consequência recorrente naqueles internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a Dra. Katia Luz, cardiologista do CHN, quando a Covid-19 agrava o quadro do paciente infectado pelo novo coronavírus, novos sintomas se somam àqueles mais comuns. Além da síndrome respiratória aguda, que afeta o pulmão, muitos doentes manifestam problemas neurológicos, renais e até mesmo hematológicos.

Mesmo quando apresentam baixa taxa de oxigênio no sangue, algumas pessoas não demonstram desconforto respiratório, que ocorre em razão de os pulmões funcionarem normalmente. A infecção pelo novo coronavírus pode levar à coagulação de vasos mais finos, na extremidade dos alvéolos, resultando em oxigenação inadequada.

“Essa descoberta foi possível por causa da identificação de altos níveis de dímero-D nos pacientes graves de Covid-19, produto da degradação da fibrina. Por isso, sua dosagem em avaliação laboratorial pode indicar processos como trombose venosa, tromboembolismo pulmonar e sepse", explica.

​O que fazer ante sinais de trombose?

Em uma consulta médica, é solicitado o exame chamado D-dímero, capaz de confirmar a suspeita de trombose. Como nem sempre os sintomas de trombose estarão visíveis, é importante reconhecer se você faz parte de algum dos grupos de risco e manter as consultas e os exames médicos preventivos sempre em dia. Ao suspeitar do quadro ou reconhecer os sinais, procure atendimento médico o quanto antes.

Tratamento

Após o diagnóstico, o tratamento para a trombose considera algumas etapas, como impedir que o coágulo cresça e avance para outras partes do corpo e reduzir as chances de um novo quadro de trombose. Para isso, existem algumas opções que levam em consideração a saúde do paciente:

  • medicamentos para os casos mais graves de trombose;
  • colocação de filtros em algumas veias do abdome para diminuir o risco de os coágulos se deslocarem para os pulmões;
  • uso de anticoagulantes;
  • uso de meias de compressão. 

​O importante é a atenção aos primeiros sinais e, caso existam, é fundamental procurar atendimento médico especializado imediatamente para realizar um diagnóstico preciso e tratamento adequado. 

SER CHN  - Soluções Médicas Integradas​

O SER CHN – Soluções Médicas Integradas conta com um ambulatório dedicado à medicina vascular. O espaço oferece acesso às áreas emergentes, como novos tratamentos para varizes e abordagem de desordens linfáticas, doenças vasculares periféricas e cirurgia por técnica endovascular para a cura das doenças da carótida. 

Saiba mais sobre o SER CHN pelo número (21) 2729-1000 (opção 1) ou acesse nosso site: https://bit.ly/3bSnsfh

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .