Logon
Blog

Os cuidados com as crianças durante as festas de fim de ano

A atenção dos pais deve ir da alimentação à segurança física dos pequenos

O fim de ano representa uma época muito estimada pela criançada. As férias escolares, os presentes de Natal, as reuniões em família e o verão trazem diversas oportunidades de diversão e lazer. Mas é preciso também que os pais estejam atentos para manter a criançada segura a todo momento.

De acordo com a dra. Christine Tamar, chefe da Pediatria do Complexo Hospitalar de Niterói, as mudanças de hábito durante as festas de fim de ano exigem atenção dos pais. “Existem vários detalhes que podem passar despercebidos, mas que podem prejudicar a segurança e a saúde das crianças se negligenciados. Esses fatores vão desde o cuidado com a alimentação até a cautela com o uso de fogos de artifício e a decoração”, explica.

Higiene

Durante esse período, os cuidados com a higiene da galerinha devem ser redobrados. Reforce a limpeza dos objetos de uso pessoal e íntimo das crianças, como chupeta, mamadeira e lencinho, pois vírus podem contaminar esses itens e, quando em contato com a boca ou a via respiratória dos pequenos, as chances de infecção aumentam. É importante também manter as mãos deles sempre bem limpas.

Alimentação

Nessas datas, não é raro que as refeições sejam servidas fora do horário usual. Dessa forma, a fome pode ficar desregulada. Quando isso acontece, uma boa alternativa é preparar lanches leves, composto de frutas e torradas.

Além disso, as ceias de Natal e ano-novo são famosas pelo exagero e pelas comidas pesadas. Portanto, é preciso dar preferência a pratos balanceados para não prejudicar a digestão das crianças.

Hidratação

Nos filmes e seriados, o fim de ano está associado à neve. No Brasil, no entanto, é verão. Portanto, as brincadeiras durante o calor exigem atenção redobrada. A desidratação oferece riscos à saúde e pode ser percebida por meio de sinais como sede em excesso e boca e olhos ressecados. Então, beber bastante líquido é essencial.

Enfeites de Natal

As árvores de Natal domésticas são uma grande tradição para a maioria das famílias. Os adornos, apesar de trazerem alegria ao lar, podem oferecer riscos aos pequenos quando montados de forma negligente. É preciso ter atenção à instalação, sobretudo à possível presença de fios desencapados e objetos pontiagudos.

Fogos de artifício

O show pirotécnico durante a virada do ano pode ser emocionante e cativante para muitas pessoas, mas, para as crianças menores, pode ser um momento de confusão e medo. Para evitar problemas durante os minutos em que os fogos estouram, tranquilize-as explicando o que está acontecendo, além de, é claro, deixá-las distantes de qualquer queima de fogos.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .