Logon
Blog

O que a grávida não pode comer? Fique de olho em certos alimentos!

Adotar hábitos saudáveis é essencial para a saúde da mãe e do bebê

​​A gestação é um momento repleto de descobertas, adaptações e cuidados para que a mãe viva esse período de forma confortável enquanto o bebê cresce saudável. Nesse sentido, além de realizar as consultas e os exames de pré-natal, uma das maiores preocupações é com a alimentação da gestante. Além de proporcionar maior bem-estar para a grávida – auxiliando em casos de azia, náuseas e constipação –, uma dieta balanceada ajuda a equilibrar o ganho de peso e evita complicações, como pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. 

Alimentos para evitar durante a gravidez

Durante a gravidez, é importante realizar um acompanhamento nutricional para que o especialista prepare uma dieta personalizada para cada paciente. Alguns alimentos, no entanto, são contraindicados para todas as gestantes, como:

  • pescados com alta concentração de mercúrio – apresentam risco neurológico ao feto, que ainda possui um sistema nervoso sensível. Exemplos: atum, cação, peixe-espada e atum enlatado;
  • leites não pasteurizados, produtos lácteos feitos com esses leites e queijos em pasta – são os principais alimentos que transmitem a listeriose, doença que pode trazer consequências graves para o bebê e para a mãe. Não consumir queijos como gorgonzola, roquefort, brie e queijo de cabra;
  • ovos crus ou malcozidos – risco de contaminação, principalmente por salmonella;
  • ​cafeína – o consumo de café deve ser limitado em duas xícaras por dia. Já os refrigerantes do tipo cola, o chá preto, o chá verde e o chá-mate devem ser evitados ao máximo;
  • bebidas alcoólicas – não existe uma dose considerada segura de ingestão de bebidas alcoólicas na gestação. Portanto, seu consumo deve ser abolido durante esse período;
  • aditivos químicos – quanto menor a exposição do bebê a aditivos químicos como corantes, aromatizantes e adoçantes artificiais melhor. A maneira mais eficaz de se fazer isso é evitar alimentos industrializados ultraprocessados.

Outros alimentos que podem causar contaminação são: salsichas cruas, carnes e peixes crus ou malpassados.

“O consumo de carnes cruas ou malpassadas e de vegetais crus que não foram corretamente higienizados pode transmitir toxoplasmose, doença capaz de trazer prejuízos ao neném se a mãe for contaminada durante a gravidez. Por isso, a gestante só deve consumir vegetais crus se tiver a certeza de que foram corretamente higienizados (lavados em água corrente e deixados de molho em solução clorada)", alerta Claudia Figueiredo, nutricionista do CHN. 

Temperos que grávidas não podem consumir

Ainda segundo a especialista, temperos industrializados devem ser evitados por todas as pessoas. Já os naturais, se bem tolerados pelo organismo, podem ser incluídos na rotina da gestante, mas, atenção! Não os utilize para infusão (chás). 

Quais as melhores frutas para comer na gravidez?

A ingestão de frutas é uma boa pedida em qualquer época da vida porque, além de saborosas, são versáteis e contêm diversos nutrientes. Frutas ácidas como laranja, limão e abacaxi são ricas em vitamina C e, se consumidas com fontes de ferro de origem vegetal, como vegetais de coloração verde-escura e feijões, ajudam a prevenir a anemia, um problema comum durante a gravidez. Já o mamão auxilia na digestão e na hidratação e alivia a prisão de ventre. O abacate é um excelente aliado por vários aspectos: fonte de gordura saudável (o que é excelente para o sistema nervoso do bebê), ajuda na função intestinal, é antioxidante e controla os níveis de colesterol.

A vantagem das frutas é que é possível saboreá-las direto do pé – depois de higienizadas corretamente –, em sucos, vitaminas, smoothies, bolos e até em receitas mais elaboradas, como geleias. Aposte nesse doce saudável! 

A boa dieta para a futura mamãe

A alimentação na gravidez deve ser rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leguminosas, ovos e carnes magras bem cozidos, sempre com atenção à forma de preparo desses alimentos para que sejam servidos cozidos, assados, grelhados, refogados ou ensopados, evitando preparações fritas, empanadas e à milanesa. Além disso, é importante incluir alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais.

Conheça alguns nutrientes importantes e suas principais fontes alimentares:

  • vitamina B12 – carnes, ovos e laticínios;
  • ácido fólico – folhosos (brócolis, espinafre, couve, repolho), gérmen de trigo, aspargo, suco de laranja e leguminosas;
  • vitamina B6 – banana, grão-de-bico, cereais integrais, aveia;
  •  vitamina A – cenoura, abóbora, leite integral, brócolis, manga, mamão, pimentão amarelo;
  • gorduras saudáveis – azeite extra virgem, abacate, castanhas e semente de chia;
  • cálcio – leite, gergelim, vegetais escuros;
  • colina – gema de ovo;
  • ferro – carnes, folhosos verde-escuros e leguminosas. 

“Por causa da importância da nutrição nessa fase tão delicada que é a gravidez, a alimentação deve ser o mais natural e rica em nutrientes possível", afirma a especialista.

A equipe do CHN Mulher conta com um nutricionista responsável por realizar todo o acompanhamento nutricional da gestante, contemplando a elaboração de plano alimentar individualizado e ajustado à gestação, orientação dietética e programação e controle de ganho de peso. Cl​ique aqui​ para saber mais sobre o CHN Mulher. 

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .