Logon
Blog

Estou grávida, e agora?

Confira dicas para uma gravidez saudável

​​​Todos os sintomas chegaram, o teste de farmácia deu positivo e o exame de sangue confirmou: você está grávida! Em meio à euforia da notícia, é muito importante que a futura mamãe comece a fazer mudanças em sua rotina para que a gestação ocorra da forma mais saudável possível.

Segundo a dra. Daniela Selano, coordenadora de Obstetrícia do CHN, o primeiro passo é começar o pré-natal o quanto antes. Essa série de cuidados com seu obstetra de confiança garante que a futura mamãe faça todos os exames necessários e permite que o médico diagnostique, de forma precoce, qualquer mudança na gestação.

Olho

“Além de cuidar da sua saúde com os exames e avaliações de rotina durante a gravidez, a paciente também pode aproveitar as consultas para tirar dúvidas com seu médico obstetra, principalmente nos últimos meses da gravidez”

Outro detalhe importante é seguir uma dieta equilibrada com grande variedade de vitaminas, nutrientes e minerais e pouca oferta de açúcar e carboidratos. Isso ajuda a fortalecer o corpo da mãe e influencia diretamente no crescimento do bebê em seu útero. Como as necessidades da gestante mudam durante a gravidez, é importante buscar a orientação de um nutricionista durante toda a gestação, para que ele possa adaptar a dieta conforme o período e oferecer opções diferentes de alimentos. 

​Alimentação durante a gravidez:

O que escolher: frutas, verduras, legumes, grãos, carnes grelhadas e outros alimentos mais leves; 

O que evitar: produtos embutidos, processados, hipercalóricos e açucarados – como refrigerantes, doces, biscoitos e fast food.

Manter o corpo em movimento é muito benéfico em todas as fases da vida, mas principalmente durante a gravidez. Além de liberar hormônios que trazem felicidade, os exercícios fortalecem os músculos do corpo, melhoram a resistência, influenciam em noites melhores de sono e previne o sedentarismo – uma porta de entrada para diversas doenças que atingem o coração e o fígado. Antes de começar, converse com seu médico de confiança para saber a frequência de exercícios a ser seguida.

Olho

​“A gravidez é um momento muito delicado que, apesar de ocorrer no útero, impacta em vários outros aspectos do corpo da gestante. Por isso, não tome remédios sem falar com seu médico obstetra, mesmo que sejam remédios que nunca fizeram mal antes”

O excesso de bebidas alcoólicas e o tabagismo são hábitos que trazem consequências ruins para o corpo, podendo até mesmo influenciar no surgimento de diversos tipos de câncer e doenças complexas. Durante a gravidez, é importante que a gestante tabagista e/ou que costume exagerar na bebida pare com esses hábitos, para que eles não influenciem no desenvolvimento do bebê.

CHN Mulher é inaugurado com foco na saúde da gestante

O CHN Mulher, novo espaço exclusivo do hospital em frente à Unidade III, ampliou o cuidado dedicado às gestantes em Niterói ao reunir tudo o que elas precisam em um só lugar. Além de atendimento ambulatorial com consultas ginecológicas e obstétricas, o espaço também oferece programa de fertilidade da mulher; acompanhamento de gestantes de alto risco; exames de pré-natal; cardiotocografia fetal; atendimento dedicado à amamentação e outros serviços especializados. Nossa equipe multidisciplinar foi escolhida especialmente para acompanhar a gestante durante toda a linha de cuidado, do pré ao pós-natal, de forma segura e humanizada.



Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .