Logon
Blog

Dor no pulso : o que é, quais as suas causas mais comuns e quando devo procurar um reumatologista

Saiba como o uso excessivo de dispositivos móveis impacta na articulação

Você já sentiu dor no pulso? Esse problema, ainda que passageiro, pode interferir na execução de tarefas simples e cotidianas, como digitar, escrever ou segurar objetos, até mesmo os leves. Para explicar o que pode significar um pulso doendo e como tratar, convidamos a Dra. Luiza Fuoco Rocha, reumatologista do CHN, que chama atenção para um equívoco bastante comum:

“O nome correto dessa articulação é punho, na verdade o termo pulso está relacionado aos batimentos cardíacos", esclarece. 

Quais as causas mais comuns de dor no punho?

Pessoas que utilizam o celular com muita frequência, trabalham com sobrecarga ou que fazem movimentos repetitivos em geral, têm grandes chances de apresentar dor no punho, já que as principais causas desse desconforto estão ligadas à compressão dos nervos ou inflamação dos tendões.

Não é raro que uma dor no punho direito ou esquerdo esteja relacionada à tendinite e isso não é exclusividade de jovens e demais pessoas que passam horas nos dispositivos eletrônicos. Varrer, lavar louça, tricotar ou fazer força para abrir um vidro de azeitona, por exemplo, também podem levar os tendões ao esgotamento. Abaixo, conheça outras alterações que têm a dor no punho como sintoma:

  • Fratura: pode ter origem em pancadas, quedas ou mau jeito durante a prática de esportes;
  • Entorse: ruptura dos ligamentos. Além de dor, também é comum apresentar punho inchado;
  • Síndrome de Quervain: causada por atividades repetitivas que levam o polegar ao esgotamento. Tendo em vista a existência de tendões na base desse dedo, pode haver inflamação (tendinite), inchaço e dificuldade de movimentos;
  • Síndrome do Túnel do Carpo: compressão do nervo mediano, causando formigamento nas mãos principalmente nos polegares, indicadores, médios e parte dos anelares;
  • Artrite reumatoide: doença inflamatória autoimune crônica que atinge principalmente mulheres com mais de 30 anos.

“A dor por artrose não é muito comum no punho, entretanto, é muito comum na base do polegar, onde denominamos de rizartrose", comenta a médica. 

Punho inchado: o que fazer para tratar os sintomas?

A constituição da estrutura do punho é bastante complexa, uma vez que essa articulação é composta por ossos, ligamentos e tendões. De acordo com a Dra. Luiza, em caso de punho inchado, o mais indicado é obter a avaliação de um reumatologista, principalmente se não há associação do início da dor ou inchaço com um trauma recente. Até a avaliação, o recomendado é realizar repouso articular, mantendo o membro elevado com auxílio de uma tipoia. O alívio temporário da dor pode ser feito com aplicação de gelo e analgésico. 

Quando devo procurar um reumatologista (médico indicado para a dor)?

Assim como a dor na lombar, é preciso consultar um reumatologista sempre que:

  • não houver antecedente de trauma, seja uma pancada ou atividade repetitiva do punho;
  • se a dor é persistente (duração superior a 6 semanas);
  • houver envolvimento de outras articulações, como por exemplo o punho contralateral;
  • for portador de doenças associadas à artrite como psoríase, doença inflamatória intestinal ou outras doenças autoimunes. 

Como é feito o diagnóstico da causa da dor?

Ainda que a dor no punho seja o fator comum para todas as condições mencionadas nesse texto, pode haver variação de intensidade e localização do desconforto, pois ele pode se apresentar somente na região do punho ou irradiar para o braço e a mão, podendo surgir até mesmo durante o repouso.

Alguns dos exames capazes de diagnosticar a causa da dor são radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Qual é o tratamento indicado para dor no punho?

O tratamento para dor no punho depende da causa da lesão e sua gravidade. Pacientes com quadros menos complexos podem ser orientados a repousar e usar analgésicos para alívio da dor – bolsas de gelo diminuem a inflamação e também são bem-vindas. Já para os casos mais sérios, a médica explica que a abordagem é diferente:

“O tratamento varia bastante de acordo com a causa. Algumas doenças reumatológicas, como a artrite reumatoide, artrite psoriásica, artrite gonocócica, gota/ pseudogota e lúpus, podem acometer o punho. Sendo assim, o tratamento pode ser feito com imunossupressores, infiltração local, antibiótico e medicamentos/dieta para controle do ácido úrico a depender da causa do problema", explica. 

Alguns hábitos saudáveis ajudam na prevenção da dor nos punhos. Evite usar aparelhos eletrônicos (celular, videogame portátil e computador, por exemplo) por muito tempo. Caso não seja possível deixar os dispositivos de lado, priorize uma estação de trabalho ergonômica e faça pausas a cada hora.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .