Logon
Blog

Dor no peito: saiba o que fazer diante dessa queixa tão frequente

Desconforto no peito pode ser sinal de condições psíquicas e de infarto

A dor no peito, frequentemente, é relacionada com o infarto e outros problemas que atingem o coração. Apesar de ser sintoma de algumas condições graves e com risco de morte, situações como transtornos de ansiedade, pânico e depressão também podem causar desconforto no peito. O Dr. Rafael Vilanova, coordenador da Emergência Cardiovascular do CHN, ressalta certos sinais aos quais devemos estar atentos. 

Dor no lado esquerdo do peito: o que pode ser? 

A dor na região do tórax pode indicar uma série de condições, desde as mais simples até situações que colocam a vida em risco e necessitam de avaliação imediata: 

  • ​infarto do miocárdio;

  • embolia pulmonar;

  • dissecção e aneurisma de aorta;

  • dor muscular;

  • dor articular;

  • inflamação ou pedra na vesícula;

  • refluxo gastroesofágico;

  • gastrite e úlcera no estômago;

  • ansiedade e pânico;

  • gases. 

Como identificar sinais de infarto? 

Causado pela obstrução das artérias que irrigam o coração, o infarto agudo do miocárdio​ (IAM) tem a dor no peito como o principal sintoma. Ela costuma ser persistente (dura mais de 20 minutos) e pode ser relatada como “uma pressão no lado esquerdo do peito", “queimação" ou “aperto". O médico explica que o IAM também pode vir acompanhado de suor frio, vômitos, falta de ar e cansaço intenso, mesmo depois de pequenos esforços. 

“Alguns casos se manifestam com dor na mandíbula ou na 'boca do estômago'. É importante destacar ainda que idosos, diabéticos e mulheres podem apresentar esses sintomas menos clássicos, algumas vezes inclusive sem dor, o que aumenta o desafio do diagnóstico", ressalta o especialista. 

O que fazer se alguém apresentar dor no peito? 

O sucesso no tratamento do infarto e de outras condições graves – como a embolia pulmonar, por exemplo – que envolvem o sistema circulatório depende de um atendimento rápido e do diagnóstico preciso. O Dr. Rafael declara: “O tempo é o maior desafio na dor no peito! Diante dos sintomas acima descritos, procure uma emergência cardiovascular imediatamente, de preferência acompanhado. Toda condição que se manifesta dessa forma deve ser avaliada inicialmente em ambiente hospitalar. Em tempos de burnout​, o estresse e a ansiedade são condições cada dia mais comuns e estão frequentemente presentes no momento do infarto." 

A Emergência Cardiovascular do CHN é completa e conta com atendimento exclusivo, alta tecnologia e excelente corpo clínico para diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos mais simples aos de alta complexidade. Além disso, dispomos de ambulatório de cardiologia e subespecialidades, visando à prevenção e à continuidade do tratamento.​ 

Entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 e agende seu atendimento.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .