Logon
Blog

Cuidados personalizados em uma nova realidade na emergência cardiovascular

Um Serviço de Emergência totalmente dedicado ao cuidado das pessoas que sofrem de problemas ligados ao coração e vasos oferece muito mais segurança e possi

​​Um Serviço de Emergência totalmente dedicado ao cuidado das pessoas que sofrem de problemas ligados ao coração e vasos oferece muito mais segurança e possibilidades de personalização no atendimento. A cardiologia de emergência hoje vai muito além do diagnóstico e tratamento dos casos de Infarto do Miocárdio e dor torácica, atuando de forma ampla na missão de reduzir a mortalidade das doenças cardiovasculares.

Segundo o dr. Rafael Vilanova, coordenador da Emergência Cardiovascular, o papel do cardiologista que se dedica ao atendimento de emergências começa na comunidade ao atuar em prevenção, treinamento e reconhecimento precoce dos sintomas, até o uso de tecnologias digitais para monitoramento à distância.

Olho

“As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte tanto no Brasil quanto no mundo. Por isso, é muito importante que possamos oferecer aos pacientes uma forma segura e personalizada de abordar seus sintomas de forma imediata, impedindo que o quadro evolua rapidamente”
Para que o atendimento seja o mais assertivo possível desde a chegada do paciente, a Emergência Cardiovascular do CHN definiu um conjunto de unidades integradas dentro da cardiologia, com uma equipe experiente de cardiologistas treinados e pronta para acolher e individualizar cada atendimento. O fato de estar inserido em um complexo hospitalar com acreditação internacional reforça ainda mais a visão de segurança do paciente, principalmente em um momento de pandemia.

Box

Unidades especializadas da Emergência Cardiológica do CHN 

- Unidade de Dor Torácica
- Unidade de Insuficiência Cardíaca Aguda
- Unidade de Síncope
- Unidade Vascular - Aorta 24h e Embolia Pulmonar
- Cuidados Agudos na Anticoagulação
- Unidade de Arritmias e Marcapasso 24h
- Centro de Cuidados Cardiológicos Virtuais / Teleorientação
- Centro de Cardiopatias Congênita do Adulto e Adolescente

Após a alta do paciente, cada indivíduo pode ser acompanhado de perto pelo cardiologista através da teleorientação – que utiliza uma videochamada em plataforma de telemedicina para monitorar possíveis sintomas, esclarecer dúvidas e garantir a continuidade do cuidado médico. Além de aumentar a segurança do paciente, este acompanhamento também faz a ponte com o médico que acompanha o paciente fora do hospital. 

Olho

“A Emergência Cardiovascular estabelece a qualidade assistencial e a segurança do paciente como formas de melhorar o cuidado ao paciente. Para trazer mais segurança à população de Niterói, foram disponibilizados desfibriladores automáticos em pontos chaves da cidade, juntamente com o treinamento de funcionários desses estabelecimentos em primeiros socorros e suporte básico de vida” 

Segundo o dr. Rafael, o papel da Emergência Cardiovascular na próxima década é contribuir na redução da mortalidade na pandemia da doença cardiovascular, integrando a comunidade ao sistema de saúde e encurtando as distâncias e o tempo através da tecnologia.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .