Logon
Blog

Como funciona uma neurocirurgia e quando ela é necessária?

Procedimento trata diversas doenças no cérebro, coluna e terminações nervosas

​Muitas pessoas passam a vida sentindo algum tipo de dor, seja a famosa dor na coluna, dores na cabeça, sequelas de acidentes ou até mesmo lesões por esforço repetitivo (LER). Em alguns casos crônicos, a neurocirurgia está entre as formas de tratamento mais indicadas para aliviar essas dores e devolver a qualidade de vida do paciente.  

Segundo o dr. Marcus Tulius, neurologista do CHN, a neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica envolvendo o sistema nervoso central e periférico, que engloba tanto o cérebro em si quanto a coluna e terminações nervosas. Ela auxilia no tratamento de pacientes com algumas doenças neurológicas, como aneurismas, tumores, edemas, malformações e até mesmo traumatismo craniano. Ela também pode ser indicada em alguns casos de dores crônicas envolvendo a coluna. 

​Principais sintomas ligados às doenças neurológicas

  • Dor de cabeça insistente
  • Dor na coluna constante
  • Fraqueza muscular
  • Dormência, formigamento ou perda de força
  • Perda de memória ou confusão mental
  • Problemas para dormir

Tipos de neurocirurgias

As neurocirurgias podem ser divididas entre cranianas, espinhais e dos nervos periféricos – podendo, ainda, ter subespecializações dentro de cada um desses tipos, dependendo da necessidade do paciente. Apesar de a maioria das doenças neurológicas serem controladas com medicamentos específicos e outros tratamentos convencionais, a neurocirurgia pode ser indicada quando os principais sintomas associados ao quadro do paciente são persistentes.

​“Após fazer uma avaliação rigorosa dos sintomas apresentados pelo paciente, outros fatores de risco que ele tenha, seu histórico médico e o resultado de exames específicos, o neurocirurgião poderá determinar se a intervenção cirúrgica é mesmo necessária para preservar sua qualidade de vida" 

Os detalhes sobre a preparação para a neurocirurgia dependerão, principalmente, de qual doença será tratada com a abordagem. No caso de um aneurisma cerebral, por exemplo, o objetivo é fazer com que a circulação sanguínea não force o aneurisma a estourar. Então, algumas opções são a cirurgia intracraniana para colocação de clipes na base do aneurisma ou a colocação de molas no interior no aneurisma através de um cateter por via endovascular. 

Como é feita a neurocirurgia?

Após definir qual será o tipo de neurocirurgia indicada para o caso do paciente, o especialista lhe explicará todas as etapas envolvidas no procedimento – desde a preparação pré-cirúrgica até a alta hospitalar. Em muitos casos é necessário um período de internação depois da cirurgia, para que a equipe de neurocirurgia que cuida do paciente possa avaliar a resposta do organismo nos primeiros dias após o tratamento e se há alguma sequela surgindo. 

É possível que o paciente que passou por uma neurocirurgia tenha que fazer adaptações na sua rotina e estilo de vida após a realização do procedimento, como tomar medicamentos específicos ou mudar hábitos. O neurologista ou o neurocirurgião que o acompanham poderão explicar melhor as mudanças necessárias para assegurar a sua saúde após o procedimento.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .