Logon
Blog

Câncer de próstata: entenda os sintomas, a prevenção e o tratamento da doença

Consultar um médico regularmente e manter os exames em dia possibilita o diagnóstico precoce e aumenta as chances de cura

O Novembro Azul é uma campanha que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças e incentivá-la, principalmente do câncer de próstata. Isso porque, culturalmente, os homens tendem a deixar de lado os cuidados com a saúde, buscando atendimento médico já com quadros avançados de enfermidades. O tumor maligno na próstata – o tipo de câncer que mais atinge os homens – tem cura, mas para obter sucesso no tratamento, é preciso diagnosticá-lo precocemente. Neste texto, o Dr. Paulo Bastos, urologista do CHN, explica o que é e como funciona o tratamento do câncer de próstata. ​

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula responsável por produzir secreções que formam o sêmen. Homens acima dos 50 anos devem se consultar com o médico regularmente, pois o câncer de próstata costuma se desenvolver lentamente e sem apresentar sinais. Para quem tem histórico desse câncer na família ou ascendência africana, essa recomendação vale a partir dos 45. 

Quais os sintomas iniciais do câncer de próstata?

O Dr. Paulo explica que é importante ressaltar que a doença é assintomática e, por isso, é extremamente importante que os homens tenham o hábito de realizar check-up anual.

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

Os exames de rastreio para o câncer de próstata são dois: o físico (toque retal) e o laboratorial (dosagem de PSA). Caso haja diagnóstico de câncer, o paciente deverá fazer outros exames que vão avaliar o estágio da doença e se há metástase.

“O diagnóstico começa com uma boa anamnese (relato do paciente para o médico sobre seu histórico de saúde), que busca, principalmente, fatores de risco como história familiar, sobrepeso e descendência africana, por exemplo. Depois são realizados o exame físico, cujo foco maior é o toque retal, e o PSA, por meio de exame de sangue, cuja alteração indica a presença de algum distúrbio. Se houver variações nesses parâmetros, podemos solicitar a RM multiparamétrica e a biópsia prostática", esclarece o médico. 

Qual o tratamento para esse tipo de câncer?

Para definir qual será a abordagem do tratamento do câncer de próstata, o urologista leva em conta a idade do paciente, o tamanho e a classificação do tumor. Algumas das terapias disponíveis são:

  • radioterapia – usada para diminuir o tumor;
  • hormonioterapia – inibe o crescimento do cancro;
  • uso de medicamentos.

“Nos pacientes jovens, abaixo de 70 anos, a cirurgia radical é, na maioria das vezes, a melhor indicação, seja ela convencional, laparoscópica ou robótica. Tanto o procedimento quanto a radioterapia proporcionam a cura para cerca de 85% dos pacientes na fase inicial da doença. Já nos quadros mais avançados ou recidivados, utilizamos o bloqueio hormonal somado à quimioterapia", detalha. 

O câncer de próstata tem cura?

Sim. O paciente pode obter a cura por meio dos tratamentos mais indicados para a doença. 

Qual a prevenção para o câncer de próstata?

“O diagnóstico precoce é, sem dúvida, a melhor maneira de evitar a evolução do quadro e até mesmo o óbito pelo câncer de próstata. Além disso, um estilo de vida saudável parece ter relação com a prevenção", conclui o especialista.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .