Logon
Blog

Amamentação de recém-nascidos: dicas para amamentar corretamente

Ajudar o bebê a pegar o peito da forma ideal é essencial para garantir a alimentação da criança e evitar desconfortos à mamãe

​Além da preparação para o parto, a amamentação costuma ser uma das principais preocupações dos pais quando o bebê está para chegar. Órgãos de saúde como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam que a primeira mamada aconteça nos primeiros 60 minutos de vida.

Isso se deve graças ao colostro, o primeiro leite materno, que é repleto de proteínas e anticorpos e colabora para a redução dos índices de mortalidade neonatal e estimula a amamentação. Além disso, é um momento importante para estabelecer o primeiro contato físico entre a mãe e o bebê. Esse período é tão importante que é chamado de “golden hour" (hora de ouro).

Porém, esse momento também pode ser desafiador - principalmente para as mães de primeira viagem que ainda não sabem bem como amamentar corretamente. Buscando tornar essa experiência mais confortável para ambos, a Dra. Daniela Selano, coordenadora da Obstetrícia do CHN, compartilha dicas de posições para amamentar o recém-nascido. 

Importância da amamentação para o recém-nascido

Rico em nutrientes, vitaminas e minerais, o leite materno supre todas as necessidades nutricionais do neném nos primeiros meses de vida. Além disso, por ter anticorpos em sua composição, fortalece o sistema imunológico e previne infecções, doenças respiratórias e gastrointestinais. Para os bebês prematuros, a amamentação é ainda mais necessária, pois nutre, auxilia no crescimento e na saúde cardiovascular e intestinal.

“No primeiro momento, os prematuros não vão para o peito. Quando o leite materno é liberado, eles o recebem pela sonda e depois ocorre a tentativa de lactação", explica a médica. 

Como amamentar corretamente

Neste momento, por ser um período de adaptação para ela e seu filho, é comum que as puérperas sintam dores nos seios e tenham rachaduras nos mamilos. Segundo a especialista, a pega correta ajuda a aliviar a dor do bico da mama durante a amamentação.

“É essencial que a criança esteja com a boca e o nariz na mesma altura que a mama e o queixo, encostado no próprio peito. Além de atentar-se à própria postura (isso evita dores nas costas, por exemplo), a lactante deve usar seu braço como apoio para que a cabeça e o tronco do bebê estejam alinhados. É importante posicionar os dedos na aréola, não no bico dos seios", explica a Dra. Daniela.

Depois dessa preparação, basta posicionar o mamilo próximo ao lábio superior do bebê para que ele abra a boca. O ideal é que abocanhe boa parte da aréola e o bico do peito para evita rachaduras e desconfortos para a mulher. 

Qual é a melhor posição para amamentar recém-nascido?

A melhor posição para amamentar o recém-nascido varia de uma mãe para outra. A mais tradicional é essa que mencionamos acima, mas caso não funcione para você, tente outras:

  • Transversal: a mulher segura o filho com o braço oposto à mama oferecida. Dessa forma, a cabeça fica apoiada nas mãos e o corpinho deitado no antebraço da mãe;
  • Deitada: é uma boa opção para as mamadas de madrugada. A mamãe fica deitada de lado e o bebê, virado para ela;
  • Cavalinho: nessa posição, a criança fica sentada no colo da mãe, que segura sua nuca. 

Como aliviar a dor no bico da mama ao amamentar

A Dra. Daniela explica que, em caso de dor ao amamentar, é necessário avaliar a mãe e o bebê para verificar se há falha na pega, se o mamilo está pronto para a amamentação ou se a criança tem o freio labial curto. Quando a lesão é causada apenas pelo excesso de sucção do bebê, é possível tratar com pomadas específicas. 

Como deve ser a alimentação da lactante?

Enquanto estiver amamentando, é necessário evitar alimentos processados, cafeína e álcool. A mãe deve manter uma dieta variada, sempre priorizando alimentos frescos, como frutas, verduras e fontes de fibras. 

CHN mulher: comodidade e facilidade em um só lugar

O CHN mulher é um espaço em Niterói totalmente focado no atendimento de gestantes para proporcionar uma gravidez tranquila e segura. Localizado no centro da cidade, em frente ao prédio da Unidade III do CHN - nossa maternidade, reúne em um só lugar o cuidado necessário em todas as etapas desse momento, com muita comodidade e facilidade, e é conduzido por uma equipe médica e multidisciplinar experiente e dedicada. 

Dispomos de quatro consultórios confortáveis para consultas de pré-natal, ginecologia, obstetrícia, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, nutrição e psicologia; duas salas para a realização de exames de ultrassonografia e uma sala de cardiotocografia, além de laboratório.

Para acompanhar a gestante antes mesmo da descoberta da gravidez até o nascimento do bebê, dispomos de uma ampla gama de serviços, como acompanhamento de grávidas de alto risco, exames de pré-natal, cardiotocografia fetal e atendimento dedicado à amamentação. Para mais informações e agendamento, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 2).

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .