Logon
Blog

A importância da vacinação para bebês e crianças

Como as principais vacinas para bebês e crianças ajudam a cuidar da saúde dos pequenos

​Além de ser um período de muita alegria e descobertas, os primeiros anos de vida de um bebê também devem ser dedicados a cuidar de sua saúde com muito cuidado e amor. Uma das maneiras mais seguras e confiáveis de protegê-los é através da vacinação periódica, que começa logo após o nascimento e deve ser seguida à risca durante toda a infância. 

Segundo o Dr. Leonardo Nese, neonatologista e coordenador do CHN Materno-Infantil, é com a aplicação correta das vacinas que o organismo do bebê e da criança fica protegido contra diversos vírus e bactérias, sejam eles mais comuns ao longo do ano ou sazonais que surgem em determinadas épocas. Dependendo da vacina, ela pode ser aplicada em dose única ou em múltiplas doses e é uma importante aliada para fortalecer a saúde dos pequenos durante o crescimento.

“A vacinação também contribui para erradicar doenças que ameaçam a população em grande escala, como a poliomielite e a varíola, que já provocaram surtos graves no Brasil. Hoje não registramos mais casos dessas doenças graças às políticas de vacinação, mas caso esse cuidado seja interrompido, novos surtos de doenças erradicadas podem ocorrer ou até mesmo o fortalecimento de vírus e bactérias mais comuns”, afirma o médico.

Principais vacinas que devem ser aplicadas na infância:


  • Pentavalente (contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenza B);
  • Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola);
  • Catapora;
  • Contra a Paralisia Infantil;
  • Hepatite A e B;
  • Rotavírus;
  • Pneumocócica; 
  • Meningocócica;
  • Febre Amarela;
  • Influenza (contra a gripe)

As vacinas são elaboradas através de estudos envolvendo grandes profissionais da área médica e empresas comprometidas com a saúde da população, o que garante a sua eficácia ao ser disponibilizada para a população. Ainda há discussão sobre possíveis efeitos colaterais que podem ser causados por algumas vacinas, mas é importante lembrar que esse fenômeno é considerado raro, atingindo uma parcela muito pequena de pessoas que apresentam reações alérgicas à composição da vacina.

Para que os pequenos fiquem protegidos contra o maior número de doenças possíveis, foi desenvolvido o Calendário de Vacinação, que reúne diversas orientações para cada faixa etária e uma lista de vacinas recomendadas em cada momento da vida – incluindo os recém- nascidos. Segundo o dr. Leonardo, cada uma delas tem seu número de doses certo e o período em que devem ser tomadas e reforçadas, sendo preciso muita atenção das famílias para acompanhar os prazos corretos.



Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .