Logon
Blog

10 hábitos para reduzir as chances de desenvolver o câncer

Mudanças no estilo de vida fortalecem o organismo e previnem tipos de tumores cancerígenos

​​Na última quinta-feira (4), comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data em que especialistas se unem para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e como funcionam os principais tratamentos disponíveis atualmente. Além disso, incluir hábitos saudáveis no dia a dia também ajuda a diminuir as chances de desenvolvimento de alguns tipos de tumores.

​Segundo o dr. Leonaldson Castro, coordenador do Serviço de Cirurgia Oncológica do CHN, nem todos os tipos de câncer podem ser prevenidos, mas parte deles é causada diretamente pela ação de fatores externos, como alta incidência de raios ultravioletas (responsáveis por algumas formas de câncer de pele) e consumo excessivo de bebidas alcoólicas (que pode influenciar em diversos problemas no fígado, incluindo o surgimento de células tumorais).  

“Quanto mais cedo uma pessoa adotar hábitos mais saudáveis no seu dia a dia, mais qualidade de vida ela terá a médio e longo prazo na manutenção da sua saúde de forma geral, não apenas contra o câncer. Alguns desses hábitos, como os relacionados à alimentação, podem ser adotados ainda na infância"

 10 hábitos que diminuem as chances de desenvolvimento do câncer

  • não fumar
  • priorizar uma alimentação saudável
  • combater a obesidade e o sedentarismo
  • praticar atividades físicas ao menos três vezes na semana
  • vacinar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos contra o HPV
  • vacinar contra a hepatite B
  • consumir bebidas alcoólicas com moderação
  • evitar comer carne processada
  • evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e proteger-se de forma adequada com óculos escuros, chapéus e protetor solar, inclusive nos lábios
  • não esquecer da camisinha nas relações sexuais
     

    Outra medida que contribui diretamente para o sucesso no tratamento do câncer é o diagnóstico feito nos estágios iniciais da doença. Para que isso aconteça, é importante que todos façam os exames de rastreio propostos pelo seu médico de confiança anualmente ou no período em que o especialista definir.

     

Segundo o dr. Leonaldson, ter essa confiança e contato próximo com o médico é essencial para cuidar bem da saúde, já que é na consulta de rotina que ele pode detectar no paciente alguma alteração ou mudança que merece ser investigada. Por isso, mantenha o contato próximo com seu clínico geral e, ao sinal de qualquer alteração na saúde, entre em contato com ele.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .