Logon
Sobre Nós

Especialidades Cirúrgicas

Qualidade, agilidade e segurança do paciente cirúrgico

​​​​​​​​​​​​​​O Centro Cirúrgico do CHN entrega a excelência necessária para cuidar do paciente com agilidade e conforto. Composto por 11 salas projetadas, o espaço conta com equipamentos de alta tecnologia e qualidade, como:

-Mesas maquetes
-Aparelhos de videolaparoscopia full HD
-Microscópio Pentero, que gera imagens em alta resolução e profundidade, com mais iluminação para os cirurgiões
​-
Arco cirúrgico com intensificadores de imagem, que produzem imagens em alta resolução e em tempo real que melhoram a visualização do médico
-Focos com LED, câmeras e todos os acessórios necessários para neurocirurgias e procedimentos ortopédicos

​​​O Centro Cirúrgico do CHN dispõe de salas destinadas exclusivamente para procedimentos de alta complexidade, uma sala para técnicas cardiovasculares e duas salas integradas com estrutura para realização de transplante renal. Também foram inauguradas quatro salas dedicadas às cirurgias eletivas não contaminadas, como cesáreas, cirurgias estéticas e vasculares, e seis salas equipadas com tecnologia de filtragem de fluxo laminar – que entrega proteção a mais contra a entrada de micro-organismos. ​​

​Cirurgia Segura

​Como critério de segurança, o Centro Cirúrgico do CHN está adequado às normas estipuladas pelo Protocolo de Cirurgia Segura, o que traz benefícios para os médicos e também para os pacientes. O protocolo garante os seguintes itens: 

Termo de Consentimento Informativo 

Termo fornecido pelo hospital ou médico em que constam informações e esclarecimentos, além de garantir a autorização para a cirurgia. O Termo de Consentimento Informado permite que o paciente tome decisões sobre os atos assistenciais propostos pelo médico e consentir com a realização do procedimento.

Marcação do sítio cirúrgico (lateralidade)

Identificação prévia do local e da lateralidade (direita, esquerda ou ambas; estruturas ou níveis múltiplos) da cirurgia.
A demarcação é feita pelo cirurgião, médico executor do procedimento ou profissional por ele indicado e é realizada em todos os pacientes que serão submetidos a procedimentos unilaterais.

Time out

Procedimento realizado antes da sedação do paciente em que a enfermagem confere, em voz alta e na presença do médico e do anestesista, os itens de verificação: paciente, procedimento, local, equipamentos, materiais (incluindo implantes e próteses), medicamentos e documentação.

Antibióticos profiláticos

Medicamentos desse tipo serão administrados até 60 minutos antes da incisão cirúrgica, evitando a utilização prolongada desse medicamento e diminuindo a taxa de infecção no sítio cirúrgico.​

Sala Cirúrgica Inteligente

O cirurgião tem o comando integral de todos os equipamentos na Sala Cirúrgica Inteligente, o que lhe dá maior autonomia durante os procedimentos. Todos os equipamentos estão suspensos em estativas, com “braços" pneumáticos, o que permite seu melhor posicionamento durante a cirurgia e evita o contato da fiação com o chão. Entre os benefícios da tecnologia para o paciente estão a redução de tempo cirúrgico e de hospitalização, além da diminuição do índice de infecção hospitalar.

Os pacientes contam, ainda, com leitos de pré-operatório, de recuperação pós-anestésica (RPA) e Day Clinic para internações de apenas um dia. Já os médicos possuem uma ampla área de descanso e integração com médicos visitantes que operam no hospital, conhecida como Centro de Apoio Médico (CAM).​

​​​​​​Especialidades Cirúrgicas praticadas no CHN

- Cirurgia de Cabeça e Pescoço

- Cirurgia Buco maxilo-facial

- Cirurgia Cardiovascular

- Cirurgia Vascular

- Cirurgia Pediátrica

- Cirurgia Geral

- Cirurgia Ginecológica

- Cirurgia Obstétrica

- Cirurgia Neonatal

- Cirurgia Oncológica

- Cirurgia Torácica

- Cirurgia Urológica

- Cirurgia Plástica

- Cirurgia da Mão

- Cirurgia Bariátrica

- Cirurgia Proctológica

- Neurocirurgia

- Ortopedia

- Otorrinolaringologia

- Oftalmologia

- Transplantes (cardíaco, renal, hepático e músculo esquelético)

- Procedimentos minimamente invasivos hemodinâmicos (diagnósticos e terapêuticos)