Logon
Sobre Nós

Cardiologia

Instituto Cardiovascular (ICV) conta com equipamentos de alta tecnologia, atendimento ambulatorial e protocolos assistenciais em diversas áreas da cardiologia

​Dispondo de alta tecnologia para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes, aliada a um corpo clínico de excelência e equipe multidisciplinar especializada, o Instituto Cardiovascular (ICV) do CHN é focado no acolhimento seguro, ágil e personalizado de pacientes de todas as idades com apoio da Telemedicina e da Genética na abordagem das doenças cardiovasculares e cardiometabólicas.

Através do desenvolvimento de estruturas especializadas em diferentes áreas da cardiologia, nossos médicos proporcionam uma linha de cuidado integrada e focada na experiência do paciente. Ela começa já nas consultas e exames de rotina nos ambulatórios cardiovasculares do SER CHN - Soluções Médicas Integradas e o acompanha até os cuidados no pós alta-hospitalar. Muitas vezes, esse acompanhamento é feito com um dos nossos médicos através da teleorientação, mantendo o paciente no conforto de casa enquanto cuidamos de sua saúde. Oferecemos atendimento ambulatorial individualizado em diversas áreas da cardiologia:

- Miocardiopatias/Miocardites; 
- Doenças do Pericárdio e Cardioreumatologia;
- Cardiometabolismo (Hipertensão, Diabetes e Obesidade);
- Cardiobstetrícia e Cardiologia da Mulher;
- Marcapassos e Arritmias Cardíacas;
- Anticoagulação e Trombocardiologia;
- Cardiopatia Congênita em Crianças, Adolescentes, Adultos e Cardiogenetica;
- Cardioncologia;
- Medicina Vascular;
- Cardioncologia; 
- Risco Cirúrgico Cardíaco; 
- Hipertensão Pulmonar;
- Doença Orovalvar e Endocardite;
- Cirurgia Cardíaca;
- Doença Coronariana e Dor no Peito;
- Transplante e Insuficiencia Cardiaca Avançada;
- Cardiologia do Atleta;
- Insuficiência Cardiaca com Fração de Ejeção Preservada e Amiloidose Cardiaca;
- Cardiogeriatria;
- Segunda Opinião Cardiológia (Programa SOMAR).

O Instituto Cardiovascular do CHN conta com médicos radiologistas de plantão 24 horas; protocolos para atendimento personalizado, incluindo de alta complexidade e equipamentos de alta tecnologia para exames de imagem – como Ressonância Magnética de 3.0 Teslas e Tomografia Computadorizada de 160 canais. O setor também dispõe de dois equipamentos de hemodinâmica altamente tecnológicos para realizar procedimentos de arritmia, endovasculares e cirurgia cardíaca, além de tratamento do infarto agudo do miocárdio e abordagem de patologias congênitas cardiológicas por via percutânea. Em casos de internação, o setor disponibiliza 10 leitos gerais e 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos casos complexos. 

Em nossa emergência cardiovascular, disponível 24 horas e com atendimento integrado ao setor de Diagnóstico por Imagem e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), contamos com unidades especializadas que garantem o atendimento individualizado e assertivo do paciente. São elas:

- Unidade de dor torácica;
- Unidade de Insuficiência Cardíaca Aguda;
- Unidade de Síncope;
- Unidade Vascular - Aorta 24h e Embolia Pulmonar;
- Cuidados agudos na anticoagulação;
- Unidade de Arritmias e Marcapasso 24h;
- Centro de cuidados cardiológicos virtuais / Teleorientação;
- Centro de Cardiopatias Congênita do Adulto e Adolescente.

Nossa excelência médica, que adotou os protocolos assistenciais dos melhores hospitais do mundo, foi comprovada através de diversas acreditações recebidas pelo CHN nos últimos anos – como o Programa QMENTUM Canada Global, concedido pela Accreditation Canada International (ACI) –, atestando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos pacientes.​​

​​​​​​Corpo Clínico

Ana Luíza Sales – Responsável técnico pelo Programa de Transplante Cardíaco
Clóvis Monteiro – Cardiologista Responsável pela Cardiologia Intervencionista​
Evandro Tinoco – Gerente Médico do CHN Cardiovascular
João Tress – Gerente Médico do Serviço de Ecocardiografia
Kátia Luz – Cardiologista Responsável pela Unidade de Internação
Mário Amar – Cirurgião Cardíaco
Rafael Vilanova Lima – Coordenador Médico da Emergência Cardiovascular
Ronaldo Vegni – Coordenador Médico da Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica​