Logon
Blog

Viver bem com a doença renal

Autocuidado e acompanhamento com especialista são essenciais para manter a qualidade de vida

Esse foi o tema escolhido para o Dia Mundial do Rim de 2021, que é comemorado toda segunda quinta-feira de março. A campanha foi criada em 2006 pela Sociedade Internacional de Nefrologia junto a Federação internacional de Fundações do Rim. A Sociedade Brasileira de Nefrologia promove e apoia todas as atividades no Brasil. O CHN participa desde o início, com ações de prevenção e educação em saúde.

Segundo o Dr. Alan Castro, coordenador da nefrologia e transplantes renais do CHN, os organizadores escolheram esse tema para ampliar o foco em viver bem com a doença renal e no reengajamento na participação da vida. “Sabemos que viver com a doença renal está associado a enormes impactos para pacientes, familiares e cuidadores", explica o especialista. “Daí a necessidade de colocar no centro da tomada de decisão, as prioridades e valores da pessoa com doença renal", conclui.

“Esse ano, excepcionalmente, nosso evento aberto ao público no CHN teve um formato totalmente on line e os temas tiveram foco em reabilitação e atualização objetiva no diagnóstico genético das doenças renais. Estabelecer o autocuidado, através de decisões compartilhadas entre a equipe de saúde, pacientes e familiares é fundamental para o paciente com doença crônica viver mais e melhor. Para isso é importante educar-se e capacitar-se"

A palavra “reabilitação" vem do latim rehabilitatio, em que o re significa “de novo" e habilitare, “adequar". A preocupação em reabilitação foi descrita pela primeira vez pelo médico Henry Sigerist, em 1946, que definiu quatro atividades da medicina que foram depois incorporadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São elas: promoção da saúde (vida saudável, boas condições de trabalho, educação, cultura física, meios de descanso e recreação); prevenção das doenças; restauração dos doentes e reabilitação.

O Comitê Diretivo do Dia Mundial do Rim publicou uma pesquisa realizada com pacientes renais, evidenciando que seu principal objetivo é viver a vida, reduzindo a carga de sintomas e impactos da doença. As estratégias sugeridas foram traduzidas e adaptadas pelo Dr. Alan:


​Linha de cuidado do CHN centrada no paciente com doença renal crônica

O CHN está implantando uma linha de cuidado para pessoas com doenças crônicas, engloban​do desde consultas com especialistas até a realização do transplante renal – modalidade de tratamento do paciente com falência renal que mais reabilita a qualidade de vida. Além disso, o CHN conta agora com medicina do exercício para acelerar a recuperação do paciente internado e sua reabilitação. Para saber mais ou agendar a sua consulta, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000 (opção 1).

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .