A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o setor do hospital dedicado ao tratamento de pacientes que necessitam de cuidados específicos. No caso dos bebês, a UTI neonatal acolhe recém-nascidos prematuros ou que apresentam alguma necessidade de suporte ao nascer. O Dr. Leonardo Nese, coordenador do CHN Materno-infantil, fala sobre a importância desse acompanhamento.
Qual a importância da UTI neonatal?
A descoberta de uma gravidez traz muitas emoções e dá início a uma série de planos: decidir o que levar para a maternidade, preparar o quarto, comprar o carrinho… No entanto, imprevistos podem acontecer e antecipar todo o planejado, como é o caso da prematuridade, por exemplo.
O bebê que nasce com menos de 37 semanas não está completamente formado e pode apresentar dificuldades para mamar e até mesmo para respirar sozinho. A UTI neonatal proporciona todo o suporte necessário para que o neném possa se desenvolver com saúde e segurança.
Qual a diferença entre CTI e UTI?
A diferença entre CTI e UTI está na abrangência do atendimento. Enquanto o Centro de Terapia Intensiva (CTI) acolhe pacientes com graves quadros que precisam de uma equipe multidisciplinar todo o tempo, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) dedica-se ao cuidado mais específico e se divide por especialidades: UTI cardiológica, UTI pediátrica e UTI neonatal, por exemplo. Tanto no CTI quanto na UTI, há constante monitoramento para que, caso haja emergências, o paciente receba atendimento imediato.
Quanto tempo o bebê fica na UTI neonatal?
A internação neonatal dura de acordo com as necessidades de cada criança, podendo variar entre dias e meses. Os pais podem permanecer junto do neném durante o tratamento.
Com quantos quilos o bebê pode sair da maternidade?
O bebê recebe alta da UTI neonatal quando atinge o peso mínimo de 2 kg, alcança independência respiratória e consegue se alimentar com segurança. A partir daí, os cuidados são feitos em casa, pela família.
Quais são os cuidados de enfermagem na UTI neonatal?
O Dr. Leonardo explica que a enfermagem é essencial para a rotina de uma UTI neonatal, pois garante os cuidados com a pele frágil dos bebês, principalmente os prematuros, administra os medicamentos prescritos, participa do processo de alimentação e tem papel fundamental no acolhimento dos pais.
É normal o bebê ir para a UTI?
Como mencionamos anteriormente, é comum que bebês prematuros sejam encaminhados para a UTI neonatal e, além deles, o setor também acolhe recém-nascidos que tenham outras alterações ao nascer, como más-formações cardíacas, hepáticas ou neurológicas, por exemplo.
O CHN Materno-infantil conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e preparada para o atendimento de gestantes de alto risco, além da atenção a bebês que apresentem qualquer condição, incluindo más-formações congênitas. Para mais informações, ligue para (21) 2729-1000.