Logon
Blog

Trombose pulmonar: entenda o que é, quando ocorre e quais os principais sintomas da doença

Condição tem como causa a presença de coágulos que impedem a circulação sanguínea

​No último ano, condições como fibrose e trombose pulmonar – essa última também é uma das doenças causadas pelo cigarro – têm sido pauta por serem alguns dos agravamentos da Covid-19. O Dia Internacional de Combate à Trombose, celebrado em 13 de outubro, foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem como objetivo diminuir os índices de mortes causadas por doenças não infecciosas. A Dra. Kátia Luz, cardiologista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), fala mais sobre essa alteração. 

O que é trombose?

A trombose é formada pela presença de coágulos (trombos) que entopem os vasos, impedindo a circulação de sangue e oxigênio para os demais tecidos. É comum que esse quadro ocorra nos membros inferiores, o que causa a trombose na perna. O tromboembolismo é uma alteração grave que precisa de rápida intervenção, pois há o risco de o coágulo se desprender, chegar aos pulmões e causar uma embolia pulmonar (entupimento dos canais venosos). 

Quais as características da trombose pulmonar?

De acordo com a Dra. Kátia, a trombose pulmonar ocorre quando o trombo se forma diretamente nos vasos pulmonares. Os grupos mais vulneráveis ao trombo são aqueles que possuem histórico de trombose venosa profunda, casos familiares de trombose pulmonar, problemas de coagulação, histórico de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) e obesidade. 

Quais os sintomas da trombose pulmonar?

Os principais sintomas de trombose pulmonar são:

  • falta de ar;
  • dor intensa no peito;
  • respiração ofegante;
  • tosse com sangue;
  • dedos e lábios azulados;
  • palpitações;
  • vertigem.

O atendimento médico imediato previne que o quadro se agrave. Por isso, ao menor sinal de anormalidade, busque ajuda profissional. 

O que é embolia pulmonar?

De acordo com a Dra. Katia, a embolia pulmonar ocorre quando um trombo se desloca de algum local do corpo e se instala no pulmão. 

A vacina de Covid-19 pode aumentar o risco de trombose?

Existem alguns relatos de trombose pulmonar causada pelo imunizante da AstraZeneca. Apesar de este realmente ser um efeito adverso presente na bula da vacina, é muito raro que isso de fato ocorra. Dessa forma, o benefício de se vacinar contra o vírus é muito maior do que o risco de desenvolver complicações por conta da dose, visto que todas as vacinas disponíveis no Brasil contam com a aprovação e recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de órgãos internacionais como a OMS. 

Tratamento

Ainda que seja um quadro que inspire bastante cuidado, é possível curar a trombose pulmonar, e o tempo é fator crucial para isso. Dessa forma, esteja sempre atento aos sinais do seu corpo e, caso apresente qualquer sintoma, não hesite em relatá-lo ao seu médico, pois com base em exames é possível obter um diagnóstico preciso e dar início ao tratamento adequado, cujo principal objetivo é dissolver o coágulo e facilitar os processos de respiração e oxigenação do sangue. Quadros menos complexos podem ser resolvidos com o auxílio de medicamentos e internação curta. Pacientes mais graves podem precisar passar por uma embolectomia (cirurgia para remoção do trombo) e alguns dias em observação no hospital. 

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .