Logon
Blog

Teste ergométrico: saiba como o exame é feito, como é o preparo e quais são as indicações

Exame monitora as funções cardíacas durante esforço para identificar alterações no órgão

​Assim como os exames laboratoriais e de imagem, métodos como o ecocardiograma e o teste ergmétrico são recursos que avaliam o funcionamento do coração após esforço intenso. A Dra. Kátia Luz, cardiologista do CHN, fala sobre as principais características do teste, incluindo como é feito e quando é indicado. 

O que é teste ergométrico?

Também conhecido como teste de esforço, o teste ergométrico é um exame que avalia o funcionamento do coração antes, durante e depois de intenso esforço físico. 

Como é feito o teste ergométrico?

O teste é realizado em uma bicicleta ergométrica ou esteira. O paciente é monitorado por toda a duração do exame, por meio de eletrodos no tórax e uma braçadeira que mede a pressão arterial. Os primeiros registros são coletados com ele ainda em repouso. Depois, o paciente caminha na esteira por cerca de 5 minutos e, progressivamente, o médico começa a aumentar a velocidade e a inclinação do equipamento enquanto registra mais informações sobre a atividade cardíaca.

O objetivo é monitorar o paciente até que ele atinja a exaustão. Entretanto, em casos de falta de ar, aumento ou queda da pressão arterial, o médico encerra a avaliação antes. O último registro é obtido quando a esteira é desligada. 

Quanto tempo dura?

Segundo a especialista, o teste ergométrico leva o tempo que o paciente suportar, podendo durar até 12 minutos. Atualmente, os protocolos de aumento de velocidade e inclinação são personalizados para cada pessoa conforme a idade, o peso e a performance física, o que torna o teste mais adequado e confortável para cada paciente.

Para que serve o teste ergométrico?

O teste ergométrico serve para identificar sintomas de diversas alterações cardíacas como arritmias, sopro, insuficiência, isquemia e hipertensão. Também avalia o grau de comprometimento daqueles que já têm diagnóstico para alguma cardiopatia, além de qualificar a função cardiorrespiratória e a frequência cardíaca. 

Preparação

No dia do teste ergométrico, após o banho, o paciente deve suspender o uso de pomadas e cosméticos, como hidratantes e loções em geral. Visto que serão colocados eletrodos no tórax, pode ser necessário tirar os pelos da área. Outras recomendações incluem:

  • usar tênis e roupas confortáveis;
  • suspender o cigarro duas horas antes e uma hora após o fim do exame;
  • não fazer jejum; caso se alimente com duas horas de antecedência, pode seguir a dieta normal; com uma hora, priorize uma refeição leve;
  • não expor o tórax ao sol por 72 horas para evitar possíveis irritações na pele;
  • para aqueles que fazem uso de alguma medicação, a depender do objetivo do exame, o médico pode solicitar a suspensão do remédio para não interferir no resultado do teste. 

Contraindicações

Pessoas com pressão alta descontrolada, angina instável, gestantes e algumas doenças cardíacas não devem realizar o teste ergométrico. Por isso, é essencial que o paciente sempre relate seu histórico médico antes do início do exame. 

Cardiologia do CHN: alta tecnologia e assistência para cuidar do seu coração

O setor de Cardiologia do CHN oferece atendimento personalizado de excelência em diversas especialidades. Contamos com tecnologia de ponta para diagnóstico e tratamento, protocolos especiais para quadros de alta complexidade, emergência exclusiva, corpo clínico experiente e equipe multidisciplinar especializada. 

Desenvolvemos uma linha de cuidado integrada em que o paciente é acompanhado desde as consultas ambulatoriais até a pós-alta hospitalar, com orientação por telemedicina. Para agendar uma consulta, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo número (21) 2729-1000.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .