Logon
Blog

Quais os principais sintomas e tratamentos para a leucemia?

Paciente deve ter avaliação minusciosa do hematologista para decidir melhor forma terapêutica

​Causada pelo acúmulo de células anormais no sangue, que atacam os glóbulos brancos, a leucemia é considerada hoje o 9º tipo de câncer mais comum entre os homens e o 11º para as mulheres. A campanha Fevereiro Laranja, criada em 2019, fala principalmente sobre os sintomas apresentados por pacientes com essa doença e as melhores opções de tratamento disponíveis, como uma forma de conscientizar e levar informação de qualidade sobre o quadro.

Por ter sintomas muito parecidos com outras doenças, nem sempre a leucemia é detectada em seu estágio inicial, o que diminui as chances de sucesso durante o tratamento. Segundo a dra. Maria Cláudia Rodrigues, responsável técnica pelo transplante de medula óssea no CHN, os principais sintomas costumam ser cansaço, sensação de fraqueza, perda de peso inesperada, palpitações, febre, dor nas articulações e nos ossos, hemorragias e manchas ou hematomas na pele.

“Existem diversos tipos e classificações para a leucemia, levando em consideração a velocidade da doença, o impacto das células tumorais na produção dos glóbulos brancos e os tipos combinados entre elas. Para definir exatamente o tipo apresentado pelo paciente e o tratamento que deve ser feito, é essencial que ele tenha o acompanhamento de um hematologista ao longo de toda a linha de cuidado, desde o diagnóstico até os estágios finais do tratamento"

Apesar de a causa da leucemia ser desconhecida em grande parte dos pacientes, existem alguns fatores de risco que podem influenciar em seu desenvolvimento, como fatores ocupacionais, tabagismo, anomalias genéticas e até mesmo como consequência do tratamento para outros tipos de câncer. A confirmação do diagnóstico é realizada pelo hematologista através de exame de sangue e outras avaliações específicas.

Principais tipos de tratamento para a leucemia

Radioterapia

Ataca e impede o crescimento de células cancerígenas através de irradiação corpórea

Quimioterapia

Atinge a massa tumoral com substancias químicas que circulam na corrente sanguínea

Drogas "alvo" específicas

Combinação de medicamentos elaborada pelo especialista levando em consideração o tipo de leucemia do paciente

Transplante de medula óssea

Substitui a medula óssea doente com novas células sadias após o tratamento com quimioterapia e/ou radioterapia, que danificam as células cancerígenas.

O melhor tratamento a ser considerado é definido com base na avaliação geral do paciente feita pelo hematologista, que levará em conta o estágio da leucemia, a idade do paciente e outros fatores importantes. Caso essa doença não seja tratada, pode manifestar sintomas mais sérios, como anemia grave, hemorragias, infecções (incluindo quadros de sepse) e comprometimento do Sistema Nervoso Central. Após realizar o tratamento de forma correta, como indicado pelo especialista, o paciente é capaz de continuar com sua rotina e reaver a qualidade de vida no seu dia a dia.

CHN inaugura Centro de Excelência em Doenças Hematológicas

Focado em pacientes adultos e pediátricos com diagnóstico de leucemia, linfoma e mieloma, entre outras doenças, o Centro de Excelência em Doenças Hematológicas, novo serviço do CHN, conta com Centro de Infusão, consultas com hematologistas com ampla experiência na área e equipe multidisciplinar para acompanhar o paciente – sempre com muita segurança. Para saber mais informações, entre em contato pelos números (21) 2729-1584 (Centro de Infusão), 2729-1551 e 2729-1587 (Unidade de Doenças Hematológicas e Transplante).​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .