Logon
Blog

Queimaduras: o que fazer e como identificá-las?

Cuidado correto é essencial para assegurar bem-estar do paciente e reduzir chances de lesões permanentes

Ao aprender a cozinhar, há quem fique apreensivo para não errar o ponto do alimento e acertar no tempero ou na aparência do prato, por exemplo. Porém, existe um receio presente na maioria dos iniciantes: encostar em um recipiente que esteja fervendo, ser atingido por óleo quente ou pelo conteúdo de uma panela de pressão.

O medo de se queimar é totalmente justificável, pois, dependendo da gravidade da queimadura, ela pode causar dor intensa e resultar em ferimentos preocupantes.

Saiba mais sobre os tipos de queimadura e qual o melhor tratamento para cada um deles neste texto. 

O que é queimadura de 1º, 2º e 3º graus?

Sempre que pensamos em queimadura, a primeira coisa que vem à cabeça é o contato com fogo ou superfícies com excesso de calor. No entanto, a exposição ao frio intenso também pode causar esse tipo de lesão. Em ambos os casos, é possível que esse trauma atinja até mesmo os órgãos e os ossos, sendo necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos como tratamento. Entenda quais são os diferentes graus de queimadura e saiba como identificá-los.

  • Queimadura de primeiro grau – atinge a epiderme (a camada superficial da pele); causa vermelhidão, inchaço e dor local.
  • Queimadura de segundo grau – lesiona a epiderme e parte da derme (a segunda camada da pele); apresenta bolhas e dor mais acentuada.
  • Queimadura de terceiro grau – afeta todas as camadas da pele, chegando aos músculos e ossos; por conta da morte do tecido, o local pode ficar escuro ou com uma cor esbranquiçada. A lesão não apresenta dor, por causa do dano nas terminações nervosas responsáveis por produzir respostas neurológicas.

Independentemente do grau, é preciso buscar atendimento médico especializado caso o ferimento ocorra nas mãos, nos pés, na face, no períneo, no pescoço e nos olhos.

Devo jogar água gelada em caso de queimaduras leves?

Além da profundidade, outro fator que determina a gravidade de uma queimadura é o tamanho da área atingida. Quanto maior ela for, mais graves serão as consequências.

Quanto aos agentes causadores desse tipo de lesão, podemos dividi-los em três grupos: físicos, químicos e biológicos. No primeiro grupo, estão os agentes térmicos (como óleo quente, vapor e gelo), elétricos (correntes de baixa e alta voltagem e raios) e radiantes (exposição solar). Já o segundo trata de substâncias químicas como solventes e ácidos, enquanto a última categoria envolve seres vivos, como a água viva.

Nos quadros leves, decorrentes de queimaduras térmicas, é indicado esfriar a área com água fria e retirar imediatamente qualquer objeto que possa ficar preso no local, como roupas, piercings, anéis e relógios. Não use gelo! Além de não ajudar, pode piorar a lesão.

Outras medidas importantes são:

  • em caso de queimadura química, lavar o local em água corrente abundante e remover bijuterias, sapatos e roupas que tenham tido contato com o produto;
  • já nas situações em que há choque elétrico, desligar a fonte de energia; se isso não for feito, não se deve encostar na vítima.

Em todos os casos, busque atendimento de emergência imediatamente. O CHN possui um Centro de Trauma pronto para atender todos os tipos de queimadura. Para saber mais, entre em contato pelo número (21) 2729-1000.

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .