Logon
Blog

Principais medidas para evitar acidentes no trânsito

Atenção ao volante pode evitar lesões, traumas e acidentes graves

​​Graças às campanhas de conscientização sobre segurança no trânsito, como Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito (SNT), o número de óbitos decorrentes de acidentes deste tipo caiu entre 2015 e 2019. A pandemia, que reduziu o número de pessoas nas ruas e, consequentemente, de carros nas estradas, é outro fator que influencia positivamente neste cenário, mas ainda é necessário ter muita atenção e cuidados para evitar acidentes sérios – que, muitas vezes, podem deixar sequelas permanentes.

Segundo o dr. Helio Machado Vieira Jr., coordenador do Centro de Trauma do CHN, uma das principais causas de trauma em diversos níveis de complexidade que chegam na emergência todos os dias são os atropelamentos – responsáveis por cerca de 35% das mortes em acidentes de trânsito no Brasil. Além da chance alta de provoc​ar fraturas sérias no paciente, principalmente na cabeça, coluna, membros superiores e inferiores, lesões abdominais e torácicas, costelas e traumatismo craniano, o impacto também pode provocar perda de sangue intensa ainda no local em que o acidente ocorreu.

“Muitos dos casos ocorrem por falta de atenção ou porque as normas de segurança no trânsito, como atravessar na faixa ou manter os limites de velocidade, não foram respeitados. É muito importante que as pessoas estejam sempre em estado de alerta enquanto estiverem na rua, seja como pedestre ou como motorista, e os pequenos detalhes podem fazer a diferença” 

Dicas para evitar acidentes no trânsito?

  • atravessar apenas na faixa de pedestres e quando o sinal estiver verde para o pedestre;
  • não adotar hábitos que causem distração, como mexer no celular/tablet ou ouvir música alta, enquanto estiver andando na rua;
  • auxiliar a travessia de crianças e idosos com dificuldade;
  • usar o cinto de segurança e ter atenção ao limite de velocidade;
  • manter a atenção na estrada em todos os momentos e parar de dirigir ao sinal de cansaço;
  • não digitar ou usar o celular enquanto estiver dirigindo. 

Caso ocorra algum acidente no trânsito, a primeira medida a ser tomada é chamar o socorro médico para que o paciente seja encaminhado o mais rápido possível à uma emergência especializada em trauma. Hoje, o sangramento é considerado a maior causa de morte evitável em todo o mundo e pode levar a óbito em apenas alguns minutos. Se houver pacientes com lesões que provoquem uma perda de sangue intensa, é importante tentar parar o fluxo o quanto antes.

Segundo o dr. Helio, receber ajuda especializada pode fazer a diferença para o paciente. Os Centros de Trauma contam com alta tecnologia e equipe altamente treinada para acolher os pacientes traumatizados com agilidade e segurança, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento e recuperação.​

Veja mais

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Conheça o nosso Portal de Privacidade .